Foto: Divulgação

Já pensou em visitar igrejas como pontos turísticos?

Carolina Abrantes/ Turismo Brasil

O Brasil é um dos países com o maior número de católicos no mundo, não é a toa que também dispõe de um grande número de belíssimas igrejas, algumas são tão impressionantes devido à arquitetura e decoração, que ultrapassam o fator religião e acabam se tornando dignos pontos turísticos de importância não só histórica, como também cultural.

O Webventure listou algumas das igrejas espalhadas pelo país que valem a visita, dá uma olhada:

  1. Igreja e Convento de São Francisco (BA)
Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Um dos conjuntos mais impressionantes do Brasil, a igreja e convento São Francisco fica em Salvador, na Bahia. Se por fora já é bonito, imagine o interior todo decorado em ouro. A igreja foi construída em 1805, estima-se que tenha sido usada uma tonelada do metal, além de quase 55 mil azulejos pintados que mostram a vida de São Francisco.

 

  1. Catedral de Brasília (DF)
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O local é um dos projetos mais famosos do arquiteto Oscar Niemeyer e é dedicado à Nossa Senhora Aparecida. O lugar chama a atenção pela arquitetura não convencional pelo lado de fora e pelos amplos espaços e pelos vitrais que deixam entrar a luz do sol, criando um espetáculo de cores do lado de dentro.

 

  1. Igreja de São Francisco da Penitência (RJ)
Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Sua construção sofreu inúmeras interrupções, e foi de 1657 a 1733, por dentro sua decoração é toda dourada com seu revestimento de folhas de ouro, no altar principal, as imagens de São Francisco de Assis e do Cristo Seráfico parecem mover-se. A Igreja fica no centro do Rio de Janeiro e é bastante conhecida pelas obras de Francisco Xavier de Brito – mestre de Aleijadinho.

 

  1. Mosteiro de São Bento (SP)

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Além da beleza arquitetônica do local, o mosteiro também é bastante visitado devido aos  concertos de canto gregoriano e o brunch realizado no último domingo de cada mês, em que as portas do refeitório são abertas para que os visitantes experimentem iguarias feitas pelos próprios monges. O Mosteiro de São Bento fica no centro da capital paulista.

 

  1. Igreja de São Francisco de Assis (MG)
Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Também chamada de Igreja da Pampulha, a construção também é obra do arquiteto Oscar Niemeyer, só que desta vez em Belo Horizonte. Além de os jardins serem obra de Burle Marx, o lugar exibe painéis do famoso artista Cândido Portinari. Quando foi construída, as linhas curvas eram tão “inusitadas” que as autoridades eclesiásticas não permitiram, por muitos anos, a consagração da capela devido ao seu formato.

6.Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (MG)

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Ela foi construída no século 17 durante o ciclo do ouro brasileiro e está entre as mais conhecidas e visitadas igrejas do Brasil, estima-se que seu interior tenha sido feito com mais de 400 kg de ouro. O local reúne diversas obras do estilo barroco.

7. Igreja Nossa Senhora da Candelária (RJ)

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Igreja de Nossa Senhora da Candelária recebe centenas de turistas todos os dias, também por estar localizada em meio a uma série de pontos de interesse cultural da capital carioca. O local é também considerado um dos principais cartões postais da cidade, ele foi construído no estilo neoclássico por um casal espanhol, em homenagem a Nossa Senhora da Candelária.

Inscreva-se para o Brasil Ride!

Last modified: setembro 28, 2017

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.