Foto: Pixabay

HR Giger: conheça o museu-bar destinados ao “Alien, o Oitavo Passageiro”

Arquivo/ Destino Aventura

Localizado em Gruyères, uma cidade medieval na Suíça, esse museu abriga o acervo permanente de obras de Hans Ruedi Giger, artista plástico que criou junto a Carlo Rambaldi, o Alien (do filme “Alien, o Oitavo Passageiro”). O local, aberto há quase 20 anos, fica dentro do Château St. Germain, um castelo de mais de 400 anos e com três andares de paredes escuras e chão coberto com hieróglifos, em alto-relevo. Nada ali dentro se parece com o cenário bucólico do lado de fora da minúscula cidade, a 147 km de Zurique.

Foto: Pinterest Foto: Pinterest

+ Participe do Brasil Ride 2017!

O espaço de exposições é endereço das peças de traços sombrios e surrealistas de Giger, como pinturas e esculturas, realizadas pelo artista desde os anos 60; e desenhos originais feitos à mão pelo próprio artista, na época das gravações dos filmes do Alien. A versão mecânica de um dos bonecos usados nas gravações de Alien, está em exposição no Museum HR Giger, que também abriga o Oscar de 1980.

Mas o destaque do local é o boneco original desse alienígena do planeta LV-426 que deu rumos inesperados à rotina da tripulação da nave Nostromo, no filme de estreia da franquia, em 1979. Do outro lado da rua, a surrealidade segue no Museum HR Giger Bar. Esse bar/museu tem decoração e projeto arquitetônico assinados pelo próprio H.R. Giger.

Foto: Luxlux Foto: Luxlux

Entrar no bar é como chegar em uma instalação de outro planeta. Inaugurado em 2003, após uma reforma de quatro anos, o bar tem interior em forma de caverna, coberto por uma estrutura de arcos que lembram um esqueleto e as mesas de vidro são rodeadas pelas famosas cadeiras Harkonnen, outro trabalho de Giger conhecido pelos encostos que imitam uma medula espinhal.

Para estimular as sensações no bar, o artista investiu também em móveis com materiais que fazem o cliente se sentir no interior de um ser vivo, como o concreto polido que imita a suavidade de uma pele animal. E aí, que tal visitar o museu e de quebra dar uma passadinha no bar?

Este texto foi escrito por: Gabriel Gameiro

Last modified: agosto 2, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo