Juca Bala confia em boa largada
Foto: Thiago Padovanni/ www.weventure.com.br
Juca Bala volta ao Rally dos Sertões 2009 com uma vontade principal: chegar ao fim dele. Em 2008, logo no início da competição, um problema em sua moto o fez dar adeus à disputa sem quase ter chance de rodar pelas trilhas do centro-oeste brasileiro.
“Espero ter um grande resultado, mas para ter esse bom resultado no Sertões primeiramente tem que chegar”, disse ele na noite do prólogo. Confiante, o piloto elogiou sua moto, com a qual correu a última etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade.
Juca conta que sua estratégia será acelerar do meio do rali em diante, e que sem a presença dos pilotos estrangeiros, seus concorrentes tupiniquins já estão declarados, como Tiago Fantozzi, Dionísio do Nascimento, líder do Brasileiro, Zé Hélio, atual campeão do Rally dos Sertões. “E sempre tem os pilotos que despontam durante a prova”.
Sobre a mística de se sair bem no Prólogo e ter alguma vantagem com isso, Juca Bala acredita que há sim alguns fatores positivos em ser o primeiro na largada, porém o experiente piloto não tem muito apreço pela colocação.
“A vantagem é não pegar poeira, o trecho ainda está um pouco marcado e que vem logo atrás tem dificuldade de seguir o rastro. E a desvantagem é que pode escapar um lugar da organização, mesmo eles monitorando pelo helicóptero, às vezes você pode pegar uma porteira fechada. Eu já perdi o Rally dos Sertões no Prólogo porque eu cai, fiquei lá atrás, comi muita poeira nos primeiros dias e só consegui mostrar minha cara depois da metade, não consegui recuperar e fiquei em segundo. Fiz um rali sem nenhuma falha, mas a minha falha foi o prólogo”, relembrou Juca.
*
Com informações de Thiago Padovanni, direto de Goiânia