Home / Conteúdo / Notícia

Notícias

Por Webventure | 01/04/2005 - Atualizada às 15:35

Saiba como conseguir a habilitação de arrais amador

  • A habilitação é obrigatória em águas costeiras Crédito: Marcos Ferrari

De jet-ski a iates, quem quer dirigir qualquer embarcação em águas interiores (como lagos, lagoas, rios, canais e praias) é obrigado a ter uma carteira de habilitação, a carteira de arrais amador, concedida pela Capitania dos Portos de seu Estado. O único pré-requisito para tirá-la é que o candidato tenha mais de 18 anos.

(ATENÇÃO: Leia mudanças que entraram em vigor a partir de 2012.)

A carteira é a prova que o condutor possui as condições necessárias para navegar. Com ela, é permitida a condução de embarcações para esporte e recreio em águas abrigadas ou de interior de porto, a até meia milha náutica (926 metros) da costa brasileira. A permissão tem o prazo de 10 anos, pode ser renovada e é aceita também em outros países.

Algumas instituições particulares promovem o curso para o teste de arrais amador, mas a prova é aplicada pela Capitania dos Portos. O teste possui 40 questões de múltipla escolha e o candidato precisa acertar metade para conseguir a carteira.

Entre as matérias exigidas estão "navegação astronômica"; "navegação eletrônica"; "correntes marítimas e marés"; classificação das embarcações"; "noções de sobrevivência" e "meteorologia".

Comentários

Publicidade

Publicidade