Home / Conteúdo / Notícia

Notícias

Por Bob Nogueira, especial para o Webventure | 11/09/1999 - Atualizada às 17:26

Dicas para fazer trilhas de bike com segurança

  • Pedale sempre com luvas e capacete. Crédito: Camila Christianini/ www.webventure.com.br

1. Para fazer uma trilha em segurança e garantir o seu divertimento, não esqueça de levar: câmera de ar reserva, espátulas, bomba, chave de corrente e Chaves allen de 5mm à 7mm que são as mais comuns em eventuais apertos. Parece muito, mas é possível você levar tudo isso em uma bolsinha acoplada ao seu banco ou em um camel back, que são muito recomendados.

2. Verifique semanalmente o aperto dos parafusos da mesa e guidão de sua bike, pois a força que é exercida sobre eles pode solta-los com freqüência.

3. Procure deixar os manetes de freio, shifters, manoplas, a posição do guidão e o tamanho da mesa sempre a sua vontade pois são eles que vão obedecer a sua ordem de freiar a bike, a troca de marchas e vão proporcionar um maior conforto em sua pilotagem. O ideal é que eles estejam ajustados de acordo com a sua forma de pilotagem, pois é muito importante que braços e as mãos fiquem firmes e bem posicionados.

4. Respeite a natureza, não jogue lixo na trilha. Lembre-se que ao sujar a trilha dificilmente alguém recolhera esse lixo.

5. Se possível pedale acompanhado por outros bikers.

6. Use sempre o capacete e a luva, pois eles irão te proteger de um eventual tombo. Para a prática do downhill, é recomendado o uso de um capacete fechado que proteja a face. Também é bom não esquecer as joelheiras, cotoveleiras e uma luva integrada. Os tombos no downhill são mais freqüentes Tente não ultrapassar o seu limite!

7. É recomendado o uso de óculos de proteção, pois em alta velocidade é importante ter boa visão da situação e proteger seus olhos. Uma simples poeira nos olhos pode causar um grande risco a sua segurança. Há diversos tipos de óculos para esportes outdoor, com diversos objetivos de lentes.

8. O aquecimento é muito importante antes de entrar na trilha. Aqueça pelo menos cinco minutos antes de pedalar. Como aquecer? Pedale sobre a sua bicicleta girando levemente as pernas em uma marcha leve. Sinta sua respiração. Acorde os músculos e comece a sentir seu corpo já que ele será o seu motor na bicicleta.

9. Divirta-se! Não pense que biking é um esporte sofredor. Procure explorar seu divertimento com a bicicleta, praticando em trilhas boas, com amigos e sem pressão nenhuma. Biking é uma terapia usada por muitas pessoas no mundo Que não compete somente se diverte!

10. Verifique a previsão do tempo antes de ir para a trilha. Se for chover ou fazer frio vá preparado levando uma capa de chuva portátil ou melhor agasalhado.

11. Lubrifique sua corrente sempre antes de uma trilha. Com o desgaste, a corrente pode precisar de uma reposição de óleo. Procure colocar óleo não muito grosso (pastoso).

12. Ao perder-se de um grupo durante uma trilha procure voltar para o ultimo lugar que esteve antes de se perder. Espere alguns minutos se ninguém aparecer tente voltar para o começo da trilha e ir ao ponto de encontro do grupo.

13. Ao explorar uma trilha ainda não conhecida procure dispor de tempo e tente fotografar visualmente bifurcações ou lugares de fácil memorização.

Comentários

Publicidade

Publicidade