Home / Conteúdo / Notícia

Notícias

Por Redação Webventure | 02/06/2010 - Atualizada às 12:59

A conscientização em busca de um meio ambiente melhor

As consequências da falta de cuidado com o meio em que vivemos

Nos dias de hoje, o meio ambiente é tema de grandes discussões mundiais, em busca de uma solução de preservação para as próximas gerações. Por conta dessas discussões, o ser humano tem consciência que os cuidados são necessários e importantes para todos.

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho/Foto: Arquivo Webventure Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho/Foto: Arquivo Webventure

Muitas ações mundiais e decisões conjuntas foram obrigadas a serem seguidas à risca para manter qualidade no meio em que todos vivem, dentre elas, criação de entidades voltadas para o meio ambiente, aprimoramento das fontes renováveis de energia, legislações ambientais, entre outros. No Brasil, temos o exemplo do Conselho Nacional do Meio Ambiente, responsável pelos debates e consultas de toda a política nacional voltada para o meio ambiente.

O trabalho que envolve entidades e o governo começa pela educação da população. A “agressão” ao meio ambiente ainda é visível e parte do que se pode fazer está relacionado ao próprio ser humano, seja em pequena ou larga escala.

Dia Mundial do Meio Ambiente - No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é um marco, no qual chefes de Estado se comprometam a cuidar do planeta, assinando tratados e demonstrando que algo pode ser feito.

A data foi estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, que abriu a Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Dentre os objetivos da comemoração estão capacitação das pessoas a se tornarem agentes ambientais, mostrar o lado humano das questões ambientas, promover a conscientização, entre outros.

Aproximadamente 40 mil hectares de florestas são destruídas por dia/Foto: Arquivo Webventure Aproximadamente 40 mil hectares de florestas são destruídas por dia/Foto: Arquivo Webventure

Na prática, o que acontece? - A conscientização para cuidar do meio em que vivemos deve partir do princípio de que todos os recursos são finitos, e para isso precisam de cuidados desde já. As conseqüências geradas no meio ambiente têm grande impacto, seja ela gerada por grandes empresas ou por um simples desperdício em casa ou no trabalho.

Dessas conseqüências estão as alterações climáticas, do solo, desflorestamento, queimadas, efeito estufa, poluição do ar e da água. Além dos problemas de grandes metrópoles, como enchentes, acumulo de lixo nas ruas, excesso de veículos emitindo muito gás carbônico na atmosfera.

O desflorestamento e a poluição da água são duas questões muito discutidas por conta de suas conseqüências irreversíveis. São aproximadamente 40 mil hectares de florestas destruídas por dia e apenas 0,35% do total da água na Terra são potáveis e prontas para consumo. Questões energéticas também são bastante discutidas em busca de soluções ‘limpas’.

Soluções que conhecemos - As soluções para manter o meio ambiente em equilíbrio estão em nosso dia-a-dia. Seja a economia no banho, separando o lixo ou mesmo optar por transporte público em dias que são possíveis.

A sustentabilidade é um tema que cresce e que faz com que o meio ambiente torne-se melhor. Consiste em suprir necessidades das pessoas sem afetar as próximas gerações, até provendo melhorias. Cada um fazendo a sua parte, a preservação do meio ambiente está garantida para filhos e netos daqui muitos anos.

Comentários

Publicidade

Publicidade