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Goodyear investe para ampliar produção

Redação Webventure/ Central de negócios

A fabricante de pneus Goodyear anunciou ontem (14/12) um programa que prevê ampliação industrial e compra de equipamentos para ampliar em 50% a produção de pneus para máquinas agrícolas e do tipo radial para caminhões.

Os recursos serão aplicados em 2005 e 2006 e visam atender ao aumento da demanda tanto do mercado interno como no externo. Em meio às queixas da indústria automobilística sobre a falta e pneus no mercado interno, ao longo desse ano, os fornecedores desse equipamentos anunciaram uma série de investimentos.

O presidente mundial da Goodyear, Robert Keegan, que esteve no Brasil nesta semana para anunciar o projeto de ampliação ao governador Geraldo Alckmin, já que os recursos serão gastos em São Paulo, diz que a ampliação não visa atender às queixas das montadoras. O aumento da capacidade visa atender aos mercados interno e externo.

Já o presidente da Goodyear do Brasil, Chris Corcoran, conta que os pedidos das montadoras ultrapassaram as programações enviadas aos fornecedores no início do ano. Além disso, a empresa registrou aquecimento da demanda em todos os países da América Latina.

Mesmo assim, a Goodyear reduziu a fatia das exportações. Da produção estimada em 13 milhões de pneus neste ano, apenas 35% seguirão para os mais de 90 países atendidos pela subsidiária brasileira da Goodyear. No ano passado, a participação das exportações estava em 40%.

Keeganexplica que a companhia está investindo nos países de menos custo de produção. Recentemente, a companhia dobrou a capacidade de produção na China e está de olho nas oportunidades de expansão no Leste Europeu. Segundo ele, hoje o segmento de pneus radiais para caminhões é o que registra falta de produto em todo o mundo.

O programa de investimentos visa ampliar a capacidade das duas fábricas que a empresa tem no Brasil, em São Paulo e Americana, no interior do Estado. Em 2003, a Goodyear obteve receita global de US$ 15,1 bilhões. No acumulado dos três trimestres, as vendas da empresa alcançaram crescimento de 20%. No Brasil, a receita será de R$ 3 bilhões em 2004.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 15, 2004

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