WhatsApp Image 2018-07-24 at 12.02.05 (2)

Escuna leva o público para sentir as emoções da Semana de Vela de Ilhabela gratuitamente

Redação Webventure/ Vela

Inscrições para os passeios são feitas no estande do Turismo no Race Village. Ação segue até o próximo sábado (28)

Imagine sentir as emoções de uma regata oceânica mesmo sem ter as habilidades de um velejador. Na Semana de Vela de Ilhabela isso é possível graças ao Hospitality Boat, uma escuna que leva até 90 pessoas para acompanhar as disputas no mar diariamente até o próximo sábado (28). A experiência criada pela prefeitura da cidade visa democratizar o esporte náutico e integrar a comunidade com a maior competição da modalidade na América Latina. Por isso, assim como todas as atividades do Race Village, o passeio pelo canal de São Sebastião é grátis.

A embarcação zarpa do Píer da Vila, sempre a partir das 11h, e as inscrições são feitas no estande do Turismo no Race Village e no Yach Club de Ilhabela. “Estamos investindo para ratificar a condição de Ilhabela como a capital nacional da vela. Esse investimento não é apenas financeiro, mas na integração das pessoas com o esporte, tanto moradores como os turistas que visitam nossa cidade. Daí a iniciativa de disponibilizar uma escuna que coloca as pessoas, literalmente, dentro de uma regata. Paralelamente, oferecemos todas as informações, com imagens e um mapa virtual com tudo o que ocorre no mar em tempo real”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

Inscreva-se para o L’Etape Brasil By Le Tour de France. Clique aqui!

As pessoas embarcadas na escuna no primeiro dia de regatas da 45ª Semana de Vela, no sábado (21), vivenciaram a experiência de acompanhar a largada de dentro d’água. Crianças com os pais, casais, grupos de amigos e familiares, moradores locais e turistas, se divertiram nas cerca de três horas de passeio pelo canal de São Sebastião. Pessoas de todas as idades puderam ver de perto barcos de diferentes tamanhos e suas manobras. De ‘marinheiros de primeira viagem’ a ‘lobos do mar’, a avaliação foi positiva. Tanto que muitos saíram do barco programando novos passeios ao longo da semana.

Paraíso da Vela – Esse é o plano do casal argentino Martin e Silvana Sola. Ele é velejador há 40 anos – hoje está com 62 anos – anos e aproveitou o passeio de escuna para explicar detalhes táticos e técnicos dos barcos para a mulher. “Essa ilha é o paraíso da vela e quanto mais pessoas acompanharem um evento como esse pela parte de dentro, mais pessoas terão vontade de velejar”, contou ele, que garantiu ter agendado novas incursões no Hospitality Boat até o final da Semana de Vela. “Achei fantástica essa iniciativa da administração local em oferecer uma embarcação grátis para o público acompanhar as regatas”, completou Silvana.

342212_809802_c30_2a_edit_3
As amigas Paloma Santana de Lima Silva e Bárbara de Oliveira Tenório não precisaram percorrer milhares de quilômetros, como o casal argentino, para apreciar as belezas de Ilhabela. Naturais da cidade, foram para a água acompanhar a performance dos maridos, ambos tripulantes do barco Ginga, da classe HPE, tetracampeão da Semana de Vela. “É bacana poder ver um esporte de perto e conferir a estrutura que Ilhabela dá para os atletas locais”, afirmou Paloma. “Antes só acompanhava as regatas do píer ou, às vezes, pegava o barco do pai. Agora, os moradores e turistas podem ir para o mar”, disse Bárbara, que estava acompanhada dos pais, Roberto e Isabele Tenório. “Já pilotei meu barco durante a Semana de Vela, mas sem a preocupação com a pilotagem, enxergo com mais tranquilidade”, explicou Roberto.

O publicitário Carlos Henrique Serra não nasceu em Ilhabela, mas há seis anos escolheu a cidade para viver com a mulher, Alice Emmanuelle, e a filha, Alice Beatriz. Os três embarcaram no Hospitality Boat para uma experiência nova para a família. “Eu já tinha acompanhado a Semana de Vela por terra, mas no mar é a primeira vez. É maravilhoso, uma experiência única. Outra visão. Outra sensação. Outra realidade”, elogiou. “Minha filha veio para Ilhabela com nove meses e hoje, com seis anos e meio, viveu um momento mágico no barco. Para nós, moradores, viver uma experiência dessas é uma coisa única”, completou ele, que é natural de São Bernardo.

Sandra Leal Brandão é de São José dos Campos, mas acompanha a Semana de Vela de Ilhabela há dez anos. Ao lado de um grupo de amigas, ela também aproveitou o passeio de escuna para ver de perto os veleiros que largaram para a regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. “É a minha segunda vez no Hospitality Boat (ano passado a prefeitura disponibilizou o barco por um dia) e é sempre muito bom. Ano passado foi bem legal. Acompanhar de dentro da água é o melhor. É o top. Quem puder, recomendo que venha experimentar essa experiência”.

Showzão – A banda Os Paralamas do Sucesso é a grande atração do Race Village nesta segunda-feira (23), a partir das 20h. O trio formado por Herbert Vianna, Bi Ribeiro, João Barone traz para Ilhabela o show “Sinais do Sim”. Desta forma, além de músicas consagradas, a banda vai apresentar canções do novo trabalho, lançado em 2017. Também devem entrar no setlist canções do Álbum “Bora-Bora”, lançado há 30 anos, como “O Beco”, “Uns Dias” e “Quase um Segundo”, entre outros.

WhatsApp Image 2018-07-24 at 12.02.05 (4)

Antes do show de Os Paralamas do Sucesso, o Race Village recebe a palestra “6 Hard Xpeditions – uma das maiores expedições multiesportivas já realizadas”, com os exploradores Márcio Bortolusso e Fernanda Lupo. O evento também é gratuito e tem início às 18h30.

Grande público para ouvir Amyr Klink – A noite de domingo (22) foi agitada no Race Village com a concorrida palestra de Amyr Klink. O navegador falou para um público de cerca de 300 pessoas e contou fatos envolvendo o planejamento e a execução de suas expedições e travessias marítimas. “Aprendi muitas coisas nessas viagens. Entre as mais importantes estão que a verdadeira riqueza não é ter posses, mas experiências. Essa é a herança que vou deixar para as minhas filhas e espero que as pessoas entendam que ninguém possui nada de verdade, pois os patrimônios são transitórios, menos aquilo que vivemos”, ensinou. Na sequência, a banda Serial Funkers animou o público no Centro Histórico com releituras de clássicos da música brasileira e internacional, sempre com muito swing.

WhatsApp Image 2018-07-24 at 12.02.05 (1)

Regata de imprensa – Com o dia de folga nas competições na Semana de Vela de Ilhabela, velejadores da Classe C30 aproveitaram o domingo para atender a imprensa. Quinze jornalistas foram embarcados nos veleiros Caballo Loco, eCycle+Realizado, Caiçara UV.Line, Barracuda e Zeus, de Florianópolis, e participaram de simulação de duas regatas. “Fizemos uma ação que me deixou muito feliz como comandante da Classe C30, uma das mais competitivas da SVI. Foi um dia especial porque, apesar do vento fraco, havia muita correnteza no canal e pudemos explicar aos profissionais de imprensa como a natureza determina a tática a ser adotada em uma regata. As tripulações receberam os jornalistas com máxima boa vontade”, afirmou Mauro Dottori, comandante do Caballo Loco e diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

Nesta terça-feira, as atrações no Race Village são a palestra “Capital da Vela: construção de uma identidade”, com o artista Nelo Pimentel. O evento faz parte da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela, e começa às 19h. Depois será a vez da premiação da regata Alcatrazes e Ilhabela Cup, a partir das 20h.

Em terra e no mar – As regatas da Semana de Vela prosseguem nesta segunda (23) e quem ficar em terra também poderá acompanhar a competição no mar. As posições dos barcos são transmitidas para um telão instalado no Race Village, mostrando a evolução em tempo real (por meio de localização monitorada por satélite). Dois especialistas em vela, Ricardo “Kadu” Baggio e Murillo Novaes, explicam cada detalhe das provas ao público presente no Centro Histórico de Ilhabela. Para quem preferir obter as informações direto no computador, tablet ou smarphone, basta acessar o link: http://www.spotagora.com/svilhabela18.

Mês de atividades náuticas – Para ratificar a condição de Capital Nacional da Vela, Ilhabela programou eventos durante todo o mês de julho. No primeiro final de semana, foi realizada a Semana de Monotipos, que contou com 200 barcos e mais de 300 velejadores. Na segunda semana, a atração foi o Ilhabela Boutique Boat Show, exposição de lanchas, veleiros e infláveis montado na Escola de Vela Lars Grael, que recebeu mais de 4 mil visitantes durante quatro dias.

WhatsApp Image 2018-07-24 at 12.02.05 (3)

Turismo – Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

Last modified: julho 24, 2018

Redação Webventure
Redação Webventure