Foto: Pixabay

Escolha o equipamento certo

Existem três qualidades básicas que devem ser observadas na hora da escolha de um produto para esportes de aventura. São elas: conforto, segurança e performance, que quando combinados em maior ou menor grau, de acordo com as necessidades do praticante, ajudam a melhorar o aproveitamento e a qualidade da prática do esporte, seja ele qual for.

Falemos de três verdades fundamentais relacionadas à utilização de equipamentos que, quando observadas como regra geral, também ajudam a melhorar a qualidade da prática de esportes de aventura e a evitar desabores desnecessários.

Verdade 1 – Não existe equipamento a prova de mau uso
Muito mais importante do que ter um bom equipamento é saber como utilizá-lo de forma adequada. Hoje dá-se muita ênfase ao que há de melhor em termos de equipamentos para esportes outdoor, mas não se pensa muito sobre a sua utilidade na hora da compra. Por exemplo, não adianta comprar a melhor mochila do mercado se você não souber como armazenar sua carga de forma correta ou fazer ajustes de acordo com a sua anatomia. Ela vai parecer sempre a pior mochila do mundo. Melhor ou pior, esteja verdadeiramente consciente de sua opção.

Verdade 2 – O barato pode sair caro
Como regra geral um equipamento mais caro muitas vezes é o melhor. O que significa que ele oferece mais qualidade em termos de conforto, funcionalidade e durabilidade. O inverso também é verdade na maioria das vezes. Se você é daquelas pessoas que levam o preço como critério fundamental na hora de comprar seu equipamento, está correndo um sério risco sem saber e pode estar se sujeitando a pagar um preço muito mais alto. Numa compra, procure sempre fazer o cálculo do melhor custo benefício, o que pode paracer um pouco subjetivo. Para isso, considere todos os fatores que são mais importantes, como: conforto, segurança, funcionalidade, durabilidade e compare em relação a necessidade de uso e ao preço. Você vai chegar a conclusão que na maioria absoluta das vezes sai muito mais em conta pagar um pouco mais.

Verdade 3 – Seu equipamento deve sempre oferecer mais do que você precisa
A qualidade técnica de um equipamento só não pode ser inferior a capacidade técnica do praticante. Se isso não acontece é possível que o equipamento acabe atrapalhando ao invés de ajudar. Se você é daquelas pessoas que gostam de ir além, e tem preparo técnico para isso, é sempre bom estar acompanhado de um bom equipamento. Na hora do aperto, aquela “feature” a mais pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso.

Este texto foi escrito por: Marcelo Monte Sá, especial para o Webventure

Last modified: agosto 16, 1999

Redação Webventure
Redação Webventure