Foto: Pixabay

Perfil aventura: Alexander Honnold, o escalador audacioso

Alexander Honnold nasceu em Sacramento, Califórnia, no dia 17 de agosto de 1985. Com apenas 27 anos de idade, redefiniu os limites do esporte ao arriscar a própria vida escalando as maiores montanhas do planeta sem nenhum tipo de segurança (cordas, proteções e equipamentos). Com 11 anos, Alex Honnold começou a tomar gosto pela escalada. Inspirado pelos respeitados alpinistas Peter Croft, John Bachar e Tommy Caldwell, decidiu largar a faculdade de Engenharia em 2004, morar sozinho em uma van e dedicar-se exclusivamente aos paredões de pedra.

Foto: Reprodução/Facebook

Alexander escalando sem ajuda de nenhum tipo de equipamento de escalada Foto: Reprodução/Facebook

Em seu currículo, constam conquistas importantes e arriscadas, como ter sido o primeiro a subir os 650 metros do Half Dome (uma cúpula de granito na Sierra Nevada, na Califórnia, integrada no Parque Nacional de Yosemite), em sua modalidade, o free solo. Na ocasião, o que uma pessoa “comum” levaria cerca de três dias para fazer, o então garoto, na época com 23 anos, fez em pouco menos de três míseras horas. No mesmo esquema: sem cordas e sem proteção.

Subir o El Capitan era o sonho de sua vida. E essa escolha parece ser uma raridade no meio do esporte. Poucos escaladores consideraram a ideia de realizar esse feito sem qualquer proteção. Na escassa lista dos nomes que se arriscariam na rocha, estão os de Michael Reardon, escalador de free solo falecido em 2007, após uma queda no mar na Irlanda, e o de Dean Potter, que também teve uma morte trágica em um salto de base jump, em 2015. Outros poucos manifestaram o real desejo. Mas para realizar esse sonho, foi preciso muito treino e preparação. Vale contar que essa não foi a primeira tentativa de Honnold. Em novembro do ano passado, ele iniciou o processo, mas interrompeu ao sentir que as condições não estavam boas.

Foto: Reprodução/Facebook

Além de não utilizar equipamentos, ele costuma bater recordes de velocidade Foto: Reprodução/Facebook

Participe da Meia Maratona de Cabo Frio. Clique aqui e inscreva-se!

El Capitan

É uma formação rochosa com 910 metros de altura, localizada na parte norte do Vale de Yosemite, no Parque Nacional de Yosemite, Califórnia. No dia 3 de junho, Honnold fez a incrível façanha de chegar ao topo do El Capitan, em pouco menos de quatro horas, sem cordas e qualquer proteção – usando apenas os pés com um par de sapatilhas próprias para a função e as mãos, utilizadas como ganchos, com a ajuda de magnésio em pó para aumentar a aderência.

O feito fez com que ele se tornasse o primeiro nome a subir os 914 metros da rocha sem cordas ou qualquer outro equipamento de segurança. Um das maiores conquistas da história da escalada em rocha.

El Capitan é um sonho para os alpinistas, sendo considerada uma das mais desafiadoras paredes para os amantes do esporte. É missão quase impossível até mesmo para quem escolhe usar todo o equipamento necessário. Pela subida, várias rachaduras e espaços mínimos existem para apoiar os pés e se segurar pelas mãos.

Os recordes são notáveis, mas nada é mais impressionante que assistir Alex escalar essas montanhas sem segurança alguma. Veja:


Last modified: novembro 30, 2017

Gabriel Gameiro
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.