Foto: lyudmilka_n/Fotolia

Que tal levar seu cão para acampar?

Gabriel Gameiro/ Bem Estar, Camping

Para quem gosta de natureza, ir acampar é considerada uma das melhores opções de viagem. Dormir com as estrelas, acordar com a luz do sol, fora todas as sensações de conhecer um lugar cheio de vida e aproveitar de cachoeiras ou mar, dependendo do destino escolhido. Para quem tem animais de estimação como cachorro, acaba sendo mais difícil aproveitar esse tipo de viagem sempre, afinal deixar seu companheiro trancado em casa é de quebrar o coração, mas que tal levá-lo junto?

Webventure separou algumas dicas do que fazer para levar seu amigão a um acampamento sem problemas. Confira!

Foto: demphoto/Fotolia

Saber como é o temperamento do seu pet é importantíssimo Foto: demphoto/Fotolia

1. Conheça o seu cão

Uma das principais dicas para acampar com seu cachorro é conhecê-lo. Você sabe com é seu comportamento melhor que ninguém. Considere o temperamento com pessoas estranhas, crianças correndo e outros animais. Se o pet é bagunceiro, violento, antissocial ou costuma latir muito, é melhor deixá-lo em casa ou com alguém que possa cuidar, caso a viagem seja longa. Os vizinhos podem se sentir incomodados com o cão e você ter uma grande dor de cabeça.

2. Comece devagar

Se nunca acampou com seu cão, não o leve logo de início em viagens longas. Comece em um fim de semana com outras pessoas, crianças, sons e cheiros diferentes dos que ele está acostumado. Depois aumente gradativamente o tempo.

3. Mantenha seu amigo sempre de coleira

Nem todo mundo é fã de cachorro e até os que gostam não vão querer o seu cão com as patas sujas invadindo a barraca. Mesmo que seu cão seja obediente, muita gente tem medo e não gosta nem de pensar no bicho solto por perto. Pense também se ele vai reagir bem ficando preso o tempo todo, alguns estão acostumados, outros não.

Foto: Irina84/Fotolia

Guias compridas são necessárias para o seu cão não ficar preso a viagem toda Foto: Irina84/Fotolia

4. Leve guia compridas

É importante que seu pet sempre fique na guia para não causar problemas, mas isso não quer dizer que ele não pode correr ou brincar. Basta ter uma guia extensível, ou mais de uma que enganche na outra.

5. Verifique as regras do camping

Alguns campings não permitem que você leve animais de estimação para acampar junto. Podem, também, existir restrições sobre o tamanho do pet ou só serem admitidos animais presos com guia. Contate o camping para saber se pode levar o animal com você.

6. Inclua seu cachorro nas atividades

Assim como em uma viagem com crianças pequenas, você precisa adequar sua programação pensando no cachorro. Não programe, por exemplo, ficar o dia inteiro na praia, pois você não poderá levá-lo junto. O fato de seu cão ficar sozinho no camping não será bom para ele, nem para os vizinhos

Foto: kerkezz/Fotolia

Não deixe seu amigo para trás quando for fazer algum passeio, leve ele com você! Foto: kerkezz/Fotolia

 7. Deixe seu pet confortável

É importante que você garanta o conforto do seu parceiro, ele também sente frio e calor, por isso não se esqueça de levar uma manta, roupinha e água fresca. Os itens de bagagem canina obrigatória incluem ração, potinhos, brinquedo, guia, cama, toalha e medicamentos. O ideal é levar objetos que ele esteja acostumado, pois o lugar é novo e itens familiares ajudam na mudança.

8. Recolha a bagunça do seu cão

Essa dica é básica, mas importante lembrar. Assim como você precisa recolher sua sujeira, deve recolher a do seu amigão. Isso vai manter o camping limpo, evitar problemas com os vizinhos e prevenir o aparecimento de insetos e odores desagradáveis.

Last modified: outubro 3, 2017

Gabriel Gameiro
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.