Notícias

Peixes da Amazônia e frutas exóticas compõem a culinária roraimense


Por Alexandre Koda | 07/12/2009 - Atualizada às 15:32

A paçoca pode ser acompanhada de banana
A paçoca pode ser acompanhada de banana
Foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br
1  2 
A Amazônia brasileira possui uma grande diversidade de peixes de água doce, como o Dourado, Pirarucu, Tucunaré, entre outros. Pescados estes que predominam na culinária roraimense. A carne seca e a galinha também são uma constante nos cardápios, que são acompanhados da paçoca de pilão, farofa, além de sucos de frutas exóticas.

Uma das iguarias locais muito apreciada é a Roupa Velha, ou Arrumadinho, como alguns chamam. Trata-se de um prato com carne de sol, arroz, purê de mandioca, acompanhado de salada, que certamente sacia a fome de um adulto com tranqüilidade. Enquanto espera-se o prato principal, vale a pena saborear a paçoca de pilão, originária do nordeste e que sofreu diversas adaptações no norte brasileiro.

Na paçoca, a carne seca mais uma vez se faz presente. Aproveitada da “vaca velha” e desidratada ao sol, acrescenta-se farinha, torresmo e cebola roxa socadas no pilão e aquecidas com banha de porco. Tradicionalmente é acompanhada de banana, mas pode-se usar qualquer outra fruta de gosto pessoal.

O Dourado é um dos preferidos na preparação do Escabeche, uma espécie de moqueca, mas com a diferença que o peixe é frito antes de ser cozido. Podem acompanhar este prato a Mujica, um ensopado do peixe feito no caldo, que batido com mandioca deixa uma consistência pastosa. Uma seleta de legumes cozidos, com cenoura, batata, batata doce e abóbora também combina.

Mudanças - Já a Damurida, é um dos mais tradicionais pratos indígenas da região e antigamente era feita com carne de paca, tatu e outros animais selvagens, mas atualmente com a proibição da caça, usa-se carne bovina. O preparo consiste no cozimento da carne com pimenta, temperos e goma de tapioca para deixar o caldo um pouco mais grosso.

A carne de frango é muito apreciada também. Um dos pratos corriqueiros na mesa do roraimense é a galinhada, que fica ainda mais gostosa se acompanhada de arroz, feijão, farofa e uma boa pimenta curtida.


A reportagem do Webventure viajou a convite do Sebrae/ RR



publicidade



PUBLICIDADE


INSCRIÇÕES ONLINE




A prática de Esportes de Aventura envolve risco de vida! Você deve estar sempre acompanhado de algum guia experiente ou realizar cursos que o qualifiquem para isso.
Antes de iniciar a prática esportiva consulte um médico para realizar exames que qualifiquem o seu estado de saúde para tal.
Copyright© 1997-2012 Webventure LTDA. Proibída a cópia ou reproducão do conteúdo sem autorização prévia.