Notícias

Estiagem eleva número de incêndios em reservas e parques estaduais


13/09/2010 - Atualizada às 17:05

De acordo com o INPE, queimadas crescem no país
De acordo com o INPE, queimadas crescem no país
Foto: Alexandre Ribeiro de Carvalho/ Fotoarena
1  2 
Com a umidade do ar muito baixa e a falta de chuva, algumas regiões brasileiras vêm sendo castigadas por conta da estiagem. Tocantins, Goiás, Pará e Mato Grosso são apontados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais como os que concentram a maior área de foco de queimadas. Parques Estaduais e Reservas Ambientais estão sendo atingidos e a fumaça dos incêndios está sendo levada para a cidade, complicando ainda mais a situação do ar.

Em Goiás, o Parque Ecológico de Goiânia perdeu 350 hectares de área por conta das queimadas. De um total de 3 mil hectares, o fogo tomou grande proporção no sábado (11) e os ventos fortes atrapalham não só a equipe dos Bombeiros, que tentam conter o avanço das chamas que chegaram à sede do parque; como para quem transita na BR-153.

Já em Tocantins, o Parque Estadual do Lajeado preocupa por conta da localização do fogo na região serrana, que dificulta a chegada das brigadas dos Bombeiros. Já são cerca de 70% de áreas queimadas. Próximo a região do Jalapão, o fogo está controlado, principalmente na área de Parque Nacional do Araguaia.

Rios - Os rios no Amazonas também sofrem com a falta de chuvas. Os Rios Negro e Solimões apresentam níveis críticos registrados, e a estiagem já apresenta alguns problemas, como o isolamento de algumas cidades, que utilizam o meio fluvial como transporte.

O Rio Negro apresenta uma das maiores secas da história, com 20,26 metros. Em 1963, o índice apontou 20,33 metros. Já o Solimões, o nível atingiu – 32 centímetros, o menor já registrado pelo Serviço Geológico do Brasil.


publicidade



PUBLICIDADE


INSCRIÇÕES ONLINE




A prática de Esportes de Aventura envolve risco de vida! Você deve estar sempre acompanhado de algum guia experiente ou realizar cursos que o qualifiquem para isso.
Antes de iniciar a prática esportiva consulte um médico para realizar exames que qualifiquem o seu estado de saúde para tal.
Copyright© 1997-2012 Webventure LTDA. Proibída a cópia ou reproducão do conteúdo sem autorização prévia.