O corta-vento, o softshell e o anorak são os três tipos de jaqueta mais usados no Brasil/Foto: pholidito - Fotolia.com O corta-vento, o softshell e o anorak são os três tipos de jaqueta mais usados no Brasil Foto: Sergey Ryzhov/Fotolia

Aprenda as diferenças entre jaquetas corta-vento, softshell e anorak

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Antes de partir para uma escalada, trekking ou um passeio de rafting é importante estar preparado

Por Isabela Rios

As lojas de equipamentos esportivos estão lotadas de diversos estilos e modelos de jaquetas, o que pode confundir os aventureiros iniciantes. Antes de partir para uma escalada, trekking ou um passeio de rafting é importante estar preparado e com as roupas ideais. O corta-vento, o softshell e o anorak são os três tipos de jaquetas mais usados no Brasil e possuem características especiais para cada atividade ou clima.

Inscreva-se para a Cacau Night Run. Clique aqui!

O corta-vento, o softshell e o anorak são os três tipos de jaqueta mais usados no Brasil Foto: Sergey Ryzhov/Fotolia

O corta-vento, o softshell e o anorak são os três tipos de jaqueta mais usados no Brasil Foto: Sergey Ryzhov/Fotolia

Corta-vento

A jaqueta corta-vento é a mais básica e serve para proteger o atleta do vento, evitando queda na temperatura corporal. Segundo o corredor de aventura Ícaro de Oliveira, o corta-vento é ideal para dias muito frios ou com ventos de inverno, sem a presença de chuva. Em geral, as jaquetas corta-vento são leves e finas, ideais para diferentes esportes ao ar livre.

Softshell

O softshell é um meio termo entre o corta-vento e o anorak. Esse tipo de jaqueta aquece, protege do vento e da chuva (mas não é 100% impermeável). O modelo é bem flexível e indicado para trekking e atividades em montanhas frias, mas não substitui o anorak em situações mais extremas. O softshell também é uma boa opção para a prática de esportes como esqui e snowboard.

Anorak

O anorak é um item básico na mochila de qualquer atleta de aventura. O casaco protege o atleta do frio, do vento e é impermeável. Alguns modelos são vendidos em conjunto com o fleece (um tipo de flanela de tecidos sintéticos usado como camada intermediária entre a segunda pele e o anorak). “Esse eu uso nos dias que estão chovendo, quando estou fazendo alguma atividade aquática ou na mata onde eu queira me prevenir dos respingos de água evitando me molhar”, conta Ícaro. O item é indicado para esportes aquáticos como rafting e atividades no mato ou em montanhas altas.

Last modified: maio 7, 2018

Redação Webventure
Redação Webventure
  • NOSSA NEWSLETTER

    O melhor conteúdo para a sua aventura em sua caixa de entrada semanalmente.

  • PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE