O Circuito Chauás 2010 já está totalmente planejado. Os participantes do campeonato de corridas de aventura enfrentarão cinco etapas durante a temporada, com diferentes percursos para as categorias Fast (para os experientes) e Light (para os iniciantes).
As equipes da Fast terão pela frente quatro provas mais curtas do que em outros anos – serão aproximadamente 70 quilômetros, além de uma gigante, com 300 quilômetros. A ideia dos organizadores é de que eles se aventurem durante o dia e cheguem à noite, para participarem da premiação, do jantar e da festa de encerramento da atividade.
Já as cinco etapas da Light terão cerca de 45 quilômetros, sempre em locais pouco explorados e de fácil acesso, no entorno do Parque Estadual da Serra do Mar. Quem quiser treinar deve se preparar para as seguintes modalidades: trekking, canoagem, mountain bike e orientação com mapa e bússola. Muita orientação.
Pedreira - A etapa mais longa para as equipe da Fast, a Expedição Chauás 300 km, contará com percurso que promete ser bem mais expedicionário, com pernas longas a serem vencidas em três dias ininterruptos de competição.
Esta etapa passará por antigas trilhas que sobem e descem a Serra do Mar, passando por caminhos desconhecidos que até pouco tempo atrás eram proibidas ao público e agora estão sendo abertos e implantados para o turismo de aventura, gerenciados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Calendário
1ª etapa – 6 de fevereiro – Eldorado
2ª etapa – 8 de maio – Santo Antônio do Pinhal
3ª etapa – 3 de julho - Socorro
4ª etapa – 4, 5, 6 e 7 de setembro - litoral
5ª etapa – 13 de dezembro - Guarujá