Foto: Pixabay

Quer fazer um passeio diferente? Conheça o Museu do Futebol

Carolina Abrantes/ Destaque, Museu

Além de muita história, visita é recheada de tecnologia e interatividade

Pacaembu/ Foto: Marcos LopesPacaembu/ Foto: Marcos Lopes

O Museu do Futebol foi inaugurado em 2008, o local ocupa quase 7 mil metros quadrados embaixo das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o famoso Pacaembu. O local é dividido em três categorias:

Sala Rádio/ Foto: Luciano Mattos BogadoSala Rádio/ Foto: Luciano Mattos Bogado

– Emoção: os visitantes podem se sentir entre grandes ídolos do futebol brasileiro, conhecer a Sala Anjos Barrocos onde são exibidos vídeos curtos de lances de ídolos, como: Pelé, Zico, Bebeto, Romário, Ronaldo, Sócrates, Rivelino entre outros. Na Sala Rádio é possível escutar narrações de Galvão Bueno, Juca Kfouri, Ary Barroso, Fiori Gigliotti, Osmar Santos, entre tantos outros que marcaram gerações tanto no rádio, quanto na televisão.

Sala Origens/ Foto: Luciano Mattos BogadoSala Origens/ Foto: Luciano Mattos Bogado

– História: nessa parte uma das salas é a Origens que mostra como a cultura brasileira influenciou na prática do esporte inglês por aqui. Já na Sala dos Heróis são apresentadas personalidades brasileiras que marcaram o século, entre elas jogadores como Leônidas da Silva e Ademir da Guia. Dentro da sessão História, o visitante também passará por uma homenagem a Pelé e Garrincha, a dupla que era imbatível jogando junta.

Sala das Copas do Mundo/ Foto: Juan GuerraSala das Copas do Mundo/ Foto: Juan Guerra

– Diversão: neste ambiente o visitante conhece a Sala dos Números e Curiosidades, onde há um almanaque interativo e é possível ouvir crônicas sobre lances e elementos de uma partida de futebol. Há também a Sala Jogo de Corpo onde a pessoa bate um pênalti e fica sabendo na hora a velocidade do seu chute.

Sala Números e Curiosidades/ Foto: Ronaldo FrancoSala Números e Curiosidades/ Foto: Ronaldo Franco

O que diferencia o Museu do Futebol de outros, sem dúvidas é a tecnologia e a interatividade entre o que é exposto e o visitante. Até quem não é tão ligado em futebol fica impressionado com a riqueza de material multimídia que o lugar oferece. Além disso, o bônus é tirar uma foto com a vista panorâmica para o gramado e arquibancadas do estádio, que já foi palco de grandes decisões de muitos clubes paulistas.

Sala Exaltação/ Foto: Luciano Mattos Bogado

Sala Exaltação/ Foto: Luciano Mattos Bogado

Serviço:

Terça a sexta: 9h às 16h (permanência até às 17h).
Sábados, domingos e feriados: 10h às 17h (permanência até às 18h).
O local fica fechado às segundas e abre em horários especiais em dias de jogos no Pacaembu.

Last modified: agosto 16, 2017

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.