Foto: Fotolia

Conheça mais sobre o off road e onde praticar no Brasil

Carolina Abrantes/ Destaque, Offroad, Onde Praticar

 

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Muito se fala em praticar off road, mas você sabe o que isso quer dizer? A expressão refere-se a todo esporte feito fora da estrada, ou seja, nada de pavimentação ou calçada, a prática dá espaço a muita terra, mato, água e lama.

A maioria das pessoas que buscam essa modalidade opta por praticá-la com caros esportivos e buscam locais com pouca ou quase nenhuma infraestrutura urbana.  A ideia de criar um esporte assim surgiu após a Segunda Guerra Mundial, motivado pelo veículos dos soldados que adentravam locais de difícil acesso.

O Brasil possui diversos campeonatos de off road, os mais conhecidos são os rallys, como o Dakar e o dos Sertões. Mas também têm muitos amadores que praticam por pura diversão. O mais importante é colocar a segurança em primeiro lugar, deixando o veículo sempre com a manutenção em dia e usando os devidos equipamentos de segurança, como luvas, óculos, capacete, até mesmo mapa e GPS.

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

A prática de atividades assim tem conquistado cada dia mais pessoas que buscam ter contato com a natureza com um pouco mais de adrenalina. Por isso, nós listamos os lugares preferidos no Brasil para explorar esse universo fora da estrada:

 

Chapada Diamantina, BA

Um dos locais mais conhecidos para off road da região é a Trilha do Roncador, um trecho de pedras, terrenos acidentados, travessias de rio, areia e muita adrenalina.  O caminho fica no centro da Bahia, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, uma região de serras repleta de fauna, flora e muitas opções de trilhas, o lugar também é uma boa pedida para quem quer praticar outras modalidades de esportes em meio à natureza, como a escalada.

 

Pinheirinho, SP

Localizado na região da Serra da Cantareira, é um caminho rodeado de pinheiros, com obstáculos como erosão, barro na pista e muitas subidas íngremes, a trilha é curta, mas dependendo das condições climáticas pode durar até cinco horas.  Para acessar a trilha é preciso ir a partir da Estrada da Roseira, em Mairiporã, o lugar tem uma boa infraestrutura para resgate de veículos em situação de emergência.

 

Jericoacoara, CE 

Além da aventura de praticar o off road, quem escolhe a região como cenário ainda se depara com paisagens naturais deslumbrantes. O lugar um dos mais procurados do Brasil para a prática da modalidade em areia. Além da própria viagem, que já é uma atração por si só, você ainda pode conhecer algumas das praias mais bonitas do país.

 

Castelhanos, SP

A trilha de 22 quilômetros  é uma boa escolha para quem quer dirigir em mata fechada, o acesso se dá a partir Perequê, núcleo urbano próximo à balsa que leva a Ilhabela, um caminho corta a cidade e o Parque Estadual para chegar Castelhanos, uma das praias mais selvagens do Litoral Norte paulista. São 10 quilômetros de subida intensa, até 730 metros acima do nível do mar, e outros 12 quilômetros de descida, que podem ser percorridos em cerca de duas horas.

 

Dunas do Peró, RJ

O local possui cenário paradisíaco, repleto de dunas de areias brancas, o local é um dos preferidos para treinamento de pilotos de rally. A trilha vai até a cidade de Búzios onde o trajeto muda das dunas para as praias. De lá é possível acessar outras rotas como as que  levam às praias do Tucum, Zé Gonçalves e Praia Brava.

Last modified: agosto 21, 2017

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.