Foto: Pixabay

Conheça as praias mais bonitas de Ilhabela

Se você gosta de belas paisagens e trilhas, Ilhabela é o lugar certo para você passar suas férias

Um dos destinos mais visitados por turistas de todo o Estado de São Paulo, Ilhabela está a 210 km da capital paulista e a cerca de 30 minutos de balsa do continente – partindo de São Sebastião. Vale a pena passar um tempo nas férias ou repetir uma viagem de fim de semana dada a quantidade de praias. Algumas de difícil acesso acabam sendo exploradas apenas por aventureiros e moradores locais.

Com tanta praia bonita, se você escolher Ilhabela como lugar para passar as férias de verão, opções não irão faltar. E se você, por algum acaso, quiser um dia sem praias, também vai encontrar isso lá, além das 42 praias existem cerca de 300 cachoeiras e 27 mil hectares de Mata Atlântica. Conheça algumas das opções:

 

Praia do Curral

Foto: GustavofrazaoFotolia

Foto: GustavofrazaoFotolia

A mais badalada praia de Ilhabela faz jus à fama. O Curral é a que tem a melhor estrutura do município, com bares e restaurantes e por isso é muito frequentada por turistas. É a mais indicada para quem quer conforto e comodidade, além de ser a mais próxima de hotéis famosos. É indicada para famílias com crianças pela quantidade de quiosques pé na areia. Na beira da estrada há restaurantes, pousadas e agências de turismo.

 

Praia de Castelhanos

Foto: Noite/Flickr

Foto: Noite/Flickr

É a maior de todo o município, com cerca de 1,5 km de extensão. Apesar de ser cada vez mais explorada por conta da estrada Parque dos Castelhanos, que permite o acesso à Praia de Castelhanos via terrestre, a praia ainda mantém-se linda. Além de ir pela estrada, você pode chegar a esta praia por trilha ou pelo mar. A região parece um mundo a parte do resto do município, com comunidades ribeirinhas e restaurantes e bares locais. O mar agitado é ideal para surfistas, mas perigoso para crianças e aqueles que não sabem nadar.

 

Praia do Bonete

Foto: AnaClaraTito/Fotolia

Foto: AnaClaraTito/Fotolia

Esta praia foi considerada pelo jornal “The Guardian” uma das 10 praias mais bonitas do Brasil, além de ser uma das que tem o acesso mais difícil em Ilhabela. A praia é acessível de barco ou em trilha com percurso de 12 km (que é feita em mais ou menos 5 horas) e passa por algumas cachoeiras como: Cachoeira da Laje, Cachoeira do Areado e Cachoeira do Saquinho.

 

Praia da Feiticeira

Foto: Flickr/Talita Ribeiro CC BY 2.0

Foto: Flickr/Talita Ribeiro CC BY 2.0

A Praia da Feiticeira é uma das mais famosas de Ilhabela, além de ser umas das únicas praias de tombo da região, seus frequentadores normalmente buscam tranquilidade e um dia bem família. A praia abriga em seu canto esquerdo um antigo casarão que foi sede da Fazenda São Mathias e seu engenho de cana-de-açúcar. Muito visitada no Réveillon, por pessoas do mundo todo, fora da alta temporada ela é uma praia pouco visitada por turistas. O acesso é pelo casarão, passando por uma cachoeira artificial que deságua na praia. O mar calmo e claro também é propício para os praticantes de mergulho de flutuação.

 

Praia do Veloso

Foto: Vera Cavichioli/Pinterest

Foto: Vera Cavichioli/Pinterest

Outra praia bonita e tranquila do litoral paulista. É a última praia do sul de Ilhabela acessível de carro. Como não é muito procurada por famílias, é indicada para curtir com amigos e para mergulhar, já que entre 4 e 18 m de profundidade é possível encontrar os restos de um navio naufragado em 1920. São cerca de 200 metros de areias em um misto de cores claras e escuras, que com as águas tranquilas formam uma combinação de cores muito bonita.

 

Praia do Saco do Eustáquio

Foto: Mochileiros.com

Foto: Mochileiros.com

Suas águas tranquilas e transparentes são umas das principais características desta praia. Se você procura um local para praticar mergulho de flutuação ou só para tomar um banho de mar, esta é um ótima opção. A elevação que fica atrás dos dois bares que existem no local permite uma lindíssima visão panorâmica da baía de Castelhanos, Ponta da Cabeçuda, Ilha da Serraria e do próprio Saco do Eustáquio.

 

Praia da Fome

Foto: mapio.net

Foto: mapio.net

Mais uma praia famosa por ser ideal para a prática de mergulho e pesca submarina, graças às suas areias claras e águas transparentes. Muitas embarcações costumam passar pela praia, mas poucas costumam parar, tornando assim um local bem tranquilo. Algumas casas de pescadores que costumam deixar seus barcos atracados no mar enfeitam a paisagem da praia da Fome.

 

Praia do Poço

Foto: Hospeda Ilhabela

Foto: Hospeda Ilhabela

Água cristalina e cercada por árvores. Estes dois elementos já fazem esta praia ser uma das mais lindas da região. Mas a grata surpresa está na areia: há uma pequena cachoeira que deságua em seu canto, formando uma deliciosa lagoa de água doce, a grande atração do local. Algumas vezes, dependendo de como está o mar, a faixa de areia se abre e a lagoa pode desaparecer, permitindo que a cachoeira despeje suas águas diretamente no mar.

Last modified: junho 19, 2017

Gabriel Gameiro
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.