Foto: Wikipedia

Conheça as belezas dos cânions pelo Brasil

Carolina Abrantes/ Aventura brasil

O Brasil é um país rico em formações geológicas, algumas muito procuras pelos amantes de natureza e esportes de aventura, como é o caso dos cânions. Eles são extensos paredões que se originam a partir de erosões ao longo de milhões de anos, que esculpem as rochas deixando um cenário além de belíssimo, como um atrativo para os praticantes de trails, montanhismo e escalada. Nós listamos alguns dos cânions mais visitados no Brasil, confira:

Canyon Itaimbézinho

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Um dos maiores cânions do Brasil e da América do Sul fica na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Suas paredes rochosas existem há cerca de 130 milhões de anos, o local tem mais de 700 metros, de onde caem as águas do rio Perdizes, formando as cachoeiras: Andorinhas e a Véu da Noiva.

Cânion das Bandeirinhas

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

O cânion conta com 80 metros de altura e 4 quilômetros de extensão, ele fica localizado no Parque Nacional da Serra do Cipó, a aproximadamente 96 km de Belo Horizonte. O local é bastante escolhido para realização de trilhas, seja de bike ou a pé. Os visitantes ainda podem apreciar outras belezas como piscinas naturais, cachoeiras e cascatas.

Cânion do rio Espalhado

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Para chegar até ele é preciso atravessar um rio, até que se chegue à queda de 85 metros de altura, na Chapada da Diamantina, Bahia. Um dos atrativos do local é o Rio Manso “espalhado” ao longo de Buracãozinho ­- a piscina no meio do cânion, que tem três metros de largura e 90 metros de altura.

Canyon do Xingó

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Localizado em Canindé do São Francisco, no estado de Sergipe, é um dos maiores e mais impressionantes cânions do mundo. Seus paredões rochosos, que se erguem sobre as águas esverdeadas do rio São Francisco, possuem 65 quilômetros de extensão, profundidade de 170 metros e largura que varia entre 50 a 300 metros. O local teve origem há mais de 60 milhões de anos, mostrando vestígios dos primeiros habitantes da região.

Participe da Amazing Run Garopaba!

Canyon de Capitólio

Foto: Youtube

Foto: Youtube

Conhecido também como Cânion de Furnas ou Cânion do Lago de Furnas, o lugar fica no município mineiro de mesmo nome, Capitólio, e trata-se de um conjunto de imensos paredões rochosos que se estendem sobre o Lago de Furnas, maior espelho d’água do mundo, com mais de mil quilômetros quadrados. É possível fazer um passeio de lancha pelo lago para conhecer o cânion mais de perto e se deslumbrar com sua grandiosidade ou então observá-lo de cima a partir do topo do mirante com uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

Canyon das Laranjeiras

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Dentro do Parque Nacional de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, há uma propriedade particular chamada Fazenda Santa Cândida onde encontra-se um dos cânions mais  visitados da região. Com uma altitude de mais de 1.500 metros e profundidade de 500 metros, o lugar abriga uma rica vegetação típica das serras e possui também uma curiosa formação rochosa, com paredões escarpados muito próximos uns dos outros.

Cânion Churriado

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

A formação fica no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará, no Rio Grande do Sul. Lá a beleza da natureza se mostra não só pela sua grandeza, mas também pela quantidade de musgo em suas paredes, que também conta com uma vegetação rupestre e bromélias que contrastam com o tom cinza das rochas.

Last modified: setembro 18, 2017

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.