Preços de passagens, hospedagem, lugares para visitar... apps oferecem diversas ferramentas para facilitar a vida/ Foto: Fotolia

Conheça 5 aplicativos que ajudam a planejar e a economizar na viagem

Carolina Abrantes/ Viagem

Pesquisa de mercado aponta aumento de venda de passagens aéreas por plataformas digitais

Qualquer viagem começa muito antes de se chegar ao destino escolhido. Programar o itinerário ideal exige planejamento e pesquisa, especialmente em tempos de crise, quando boas escolhas podem significar vantajosas economias. Atualmente, quem decide abrir mão das agências físicas conta com a tecnologia para estruturar todo o passeio.

Uma pesquisa de mercado apontou que as vendas digitais de viagens no mundo todo totalizou 612,9 mil bilhões de dólares em 2017, um aumento de 11,7% em relação a 2016. O crescimento constante tende a continuar, espera-se que até 2021 as vendas cheguem a US$ 855,07 bilhões. Os dados ainda revelam que até 2021, metade de todas as vendas de viagens digitais serão feitas a partir de smartphones ou tablets. Na América Latina, o Brasil continuará a ser o líder regional em termos de vendas totais.

Preços de passagens, hospedagem, lugares para visitar... apps oferecem diversas ferramentas para facilitar a vida/ Foto: Fotolia

Preços de passagens, hospedagem, lugares para visitar, aplicativos oferecem diversas ferramentas para facilitar a vida/ Foto: Fotolia

Pensando nesse cenário, confira 5 aplicativos que facilitam a vida na hora de economizar e planejar o próximo roteiro de viagem:

1) Voopter

O aplicativo gratuito de comparação de preços de passagens aéreas é uma ótima alternativa para encontrar boas ofertas e economizar. Possui também versão web. Em uma única pesquisa, é possível encontrar os melhores valores entre diferentes companhias aéreas e agências de viagem, basta informar o seu local de origem, seu destino e escolher, inclusive, diferentes datas simultaneamente. Nos resultados, você também pode selecionar filtros de horários, aeroportos, voos sem escala, etc. Além disso, o aplicativo permite criar alertas de preços para a passagem desejada e avisa caso o preço diminua. Para finalizar a compra, o viajante é encaminhado para o site da cia aérea ou agência escolhida. Disponível nos sistemas iOS e Android.

2) Maps.me

Aplicativo totalmente essencial para todos que amam viajar! Além de obviamente mostrar mapas precisos das cidades, ele é ótimo para montar o roteiro e entender a fundo as ruas, bairros e distâncias do seu destino. A melhor parte? Dá pra ser usado em modo offline! Isso é uma das principais vantagens para os usuários. Ou seja, você não precisa gastar seu pacote de dados ou ficar procurando uma conexão wi-fi para ter acesso a coisas básicas como o seu itinerário, estações de trem e os pontos turísticos nas redondezas. Também está disponível nos sistemas IOS e Android.

Faça sua inscrição para a WRun2018!

3) Yelp
Está na dúvida de qual restaurante escolher? Quer encontrar alguma loja específica? Ou precisa achar um posto de gasolina por perto?  Através do GPS, o Yelp funciona como um guia que te ajuda a encontrar serviços e estabelecimentos, tudo baseado nas opiniões de visitantes e moradores. E você pode filtrar a sua busca por distância, preço, encontrar ofertas de empresas locais e outras funcionalidades. Disponível nos sistemas IOS e Android.

4) TripIt
Um dos mais utilizados quando a palavra de ordem é organização, o TripIt alivia todas as possíveis preocupações de um plano de viagem. Com ele é possível checar os horários de voo, rastrear reservas, encontrar endereços e reunir demais informações importantes do itinerário, que é criado automaticamente pelo app e enviado ao seu email. E ele também pode ser acessado mesmo offline. Disponível nos sistemas IOS e Android.

5) TripAdvisor
O TripAdvisor é uma boa opção para garantir a hospedagem. A plataforma apresenta dicas de quem já esteve no hotel. Afinal, foram essas pessoas que puderam conferir de perto. Sua famosa rede de compartilhamento de informações de hotéis inclui avaliações, fotos e depoimentos baseado nas experiências dos próprios usuários, e que podem ajudar nas decisões de outros viajantes. Além disso, no próprio site, é possível reservar estadia no hotel desejado. Ele está disponível nos sistemas IOS e Android.

Last modified: fevereiro 8, 2018

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.