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Confira os brasileiros que estão no Dakar 2015

Redação Webventure/ Offroad

A edição 2015 do Rally Dakar terá uma equipe experiente de brasileiros disputando cada quilômetro de especial entre Argentina, Bolívia e Chile. Teremos representantes canarinhos nos quads, nas motos e nos carros. Confira quem são eles:

Motos

  • Jean Azevedo CRF 450 Rally Honda

    O quarentão Jean Azevedo vai para sua 16ₐ participação no Rally Dakar, o que lhe garante o título de um dos pilotos mais experientes do grupo. Irmão mais novo do piloto de caminhões André Azevedo, Jean teve seus momentos de glória com sua moto. Ele saiu da 24ₐ colocação em seu primeiro ano no rally (1996) para um top 5 em 2003, tendo no currículo a vitória de uma das etapas dois anos depois. Após um período competindo nos carros por dois anos, ele retornou às motos, sua paixão. Integrante da Honda Brazil Team ano passado, ele só entrou para valer na competição após o quarto estágio devido a problemas mecânicos. O Projeto da marca se tronou continental em 2015, com Jean fazendo parte do grupo composto também pelo argentino Javier Pizzolito e o chileno Daniel Gouet.

    Jean é um dos mais experientes do grupo. Foto: Vinicius Branca/ Webventure/ Fotop Jean é um dos mais experientes do grupo. Foto: Vinicius Branca/ Webventure/ Fotop

    “Minha melhor memória do Dakar data de 1996, na primeira prova que terminei. Depois vem 2005 quando me tornei o primeiro brasileiro a vencer uma etapa nas motos e obviamente não guardo boas recordações de 2014”, conta Jean. “Para esse ano minha meta principal é chegar até o final. Depois miro um top 10. Sinto-me privilegiado por fazer parte desse time e gostaria de ver mais brasileiros competindo”.

    Quads

  • Andre Suguita Renegade Can-am

    O Brasil tem história no Dakar com os irmãos De Azevedo nos caminhões e motos, além de Guilherme Spinelli nas quatro rodas. Porém, nos quads apenas um brasileiro largou nas especiais do Dakar até hoje e isso foi em 2009 com Carlos Collet. Seis anos depois Andre Suguita orgulhosamente representará as cores da bandeira brasileira na categoria e pode ser tornar o primeiro canarinho a completar uma edição.

    Andre tem a missão de ser o primeiro brazuca a completar nos quads. Foto: divulgação Andre tem a missão de ser o primeiro brazuca a completar nos quads. Foto: divulgação

    Sua paixão pela corrida começou há dez anos, época em que o Dakar era um sonho distante para alguém de 34 anos que atuava no mercado financeiro. Após o nascimento de sua filha, a oportunidade de conquistar seu próprio Everest veio esse ano. Enquanto sua esposa não toma coragem para ver de perto seu heroico marido nas dunas da América do Sul, Andre terá uma companhia mais do que especial: seu pai de 77 anos, um dos seus maiores apoiadores.

    “Comecei em 2004 como Amador e depois de assistir ao Dakar fiquei interessado e comecei a comprar DVDs dos irmãos Azevedo. O Dakar continua como um Everest para todo piloto de quad e minha grande meta era conquistá-lo. Mas antes queria correr provas locais e fiz seis edições do Sertões antes de juntar dinheiro e tempo para me dedicar ao Dakar”, comenta Andre. “A meta é ser o primeiro brasileiro a completar. O resultado é secundário, mas um top 10 seria um bônus”, completa.

    Carros

  • Guilherme Spinelli/ Youssef Hadad ASX Mitsubishi

    Após alcançar duas vezes o TOP 10 do Dakar, as coisas não vieram bem para Guiga. Contra todas as previsões ele foi obrigado a abandonar as últimas três edições do Dakar: em 2012 um pneu furado e uma roda quebrada fizeram a dupla se retirar na terceira etapa da competição, em 2013 seu Mitsubishi foi varrido por uma enxurrada e ano passado uma série de impactos lesionaram o pescoço do navegador Youssef Hadad, o que os obrigou a abandonar.

    Guiga e Hadad querem espantar o azar esse ano. Foto: divulgação Guiga e Hadad querem espantar o azar esse ano. Foto: divulgação

    Agora a dupla se focou no Dakar e trabalhou o carro durante todo o ano e os resultados apareceram, como o quinto título no Sertões. O outro carro da equipe, comandado pelo já consolidado português Carlos Souza (três vezes top 5) promete ser uma grande ajuda em termos de experiência.

    “A edição 2014 do Dakar foi a pior de todas, principalmente pela frustração de termos abandonado as duas edições passadas”, conta Guiga. “Usamos os primeiros seis meses do ano como preparação, correndo o Rally Baja (Espanha), Sertões (Brasil) e o Atacama (Chile). No Atacama testei novos componentes, enquanto Carlos acelerou tudo que pôde para vencer”, relata Guiga. “Faremos o melhor para ter os dois carros entre o Top 10 e não existe piloto número um na equipe, ajudaremos um ao outro”, finaliza.

  • Ricardo Leal/ Carlos Eduardo Sachs Nissan Navara V8

    A dupla binacional terá o piloto português Ricardo Leal e o brasileiro Carlos Eduardo Sachs, que de última hora substituiu o navegador Maykel Justo. Há vários anos Sachs é o Diretor Técnico de diversas provas no Brasil, incluindo o Rally dos Sertões. “Recebi o convite de última hora e esse foi meu presente de natal. Obrigado pela oportunidade”, postou Du em sua conta no Facebook.

    Du Sachs (esquerda) entrou de última hora. Foto: divulgação Du Sachs (esquerda) entrou de última hora. Foto: divulgação

    Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

    Last modified: janeiro 3, 2015

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    Redação Webventure
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