Cristiano vence em estreia
Foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br
Com seu jeito mineiro, Cristiano Souza surgiu quieto, mas decidido, deixou os adversários comendo poeira na 17ª edição do Rally do Sertões. O piloto da equipe Transmaquinas fez bonito e conquistou seu primeiro título na principal prova do off-road nacional, na qual fez sua estreia.
Com uma Suzuki 450, Cristiano travou um belo duelo com o favorito Carlo Collet, que participou da edição deste ano do Rally Dakar.
A estratégia de Cristiano, líder do Campeonato Brasileiro da categoria, foi acelerar no começo e ter “muito tempo para queimar” durante as outras etapas. Ele havia garantido que faria isso pensando em poupar na Etapa Maratona.
O piloto venceu as cinco primeiras especiais do Rally dos Sertões, deixando Carlo Collet com quatro vitórias, e Heronaldo de Andrade com uma.
Campeão do Rally dos Sertões 2007 nos quadriciclos, Maurício Ramos, o Ìndio, afirmou ainda durante a prova que a vitória de Cristiano daria à categoria incentivo, e mostraria que nos quadris, há chance para todos, já que desde a introdução da modalidade na disputa, somente Rober Nahas, Carlo Collet e Índio venceram as provas.
Ao fim das dez especiais, que terminou com mais uma vitória de Collet, a diferença entre eles havia baixado de uma hora, marca alcançada na 6ª especial, para 24min40.
O ritmo constante e eficiente de Cristiano pôde ser observado nas médias de velocidade durante esta edição do Sertões. O piloto chegou a cerca de 81,07 km/h na quinta etapa, a mais rápida entre os quadris, contra 79,7 km/h de Collet. Já com o resultado administrado, não passou dos 60 km/h durante todas as outras especiais.
Nascido em Pato de Minas, Cristiano tem uma carreira meteórica nos ralis. Logo em seu segundo ano no off-road, o piloto já faturou a terceira edição do Rally de Barretos e agora subiu ao lugar mais alto do pódio do Sertões.