Fotos-AR-Garopaba-6-1200x800

Padrão internacional, desafios e turismo marcam Circuito Amazing Runs 2018

Redação Webventure/ Trail Run

Global Vita Sports consolida circuito de provas de trail no Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais entre os melhores da América Latina

O Circuito Amazing Runs completou sua quinta temporada em 2018. Foram quatros etapas nas regiões sul e sudeste do Brasil, em destinos únicos que proporcionam ao atleta uma verdadeira imersão completa na natureza.

As etapas da Ilha do Mel – PR e Garopaba – SC tem como pano de fundo o paradisíaco litoral sul do Brasil. As etapas da Serra da Graciosa – PR e Serra da Canastra – MG, são desafios em serras com altimetria pesada, em meio, respectivamente, à Mata Atlântica e ao Cerrado.

+ As inscrições para a primeira etapa de 2019 já estão abertas!

“O Circuito Amazing Runs está crescendo de forma orgânica a cada ano. Em 2018 as provas do circuito de trail receberam cerca de três mil participantes vindos de diversas regiões do país e até do exterior –  um nicho que pretendemos explorar melhor em 2019”, destaca Arthur Trauczynski, diretor de negócios da Global Vita Sports.

A Global Vita Sports é a empresa responsável pela criação, planejamento e produção do Circuito Amazing Runs e de outros 15 eventos proprietários, está sediada em Curitiba e possui escritório comercial em São Paulo.

Anfitriões na Ilha do Mel
Presente no calendário de provas de trail desde 2015, a etapa recebeu, na edição de 2018, Alfonso Muñoz Prokart, fundador e organizador da Maratona de Santiago, prova que reúne mais de 35 mil atletas todos os anos na capital chilena.

Amazing Runs Ilha do Mel

Amazing Runs Ilha do Mel

Nem mesmo a chuva estragou a festa dos mais de 700 participantes que esgotaram as inscrições rapidamente logo após a abertura. A Amazing Runs Ilha do Mel é uma das provas mais queridas e cobiçadas pelos atletas de trail mountain. A prova conta com distâncias para todos os gostos e perfis de atletas, do iniciante ao avançado.

Além disso, o evento conta com atividades para a família, como espaço e corrida kids, jantar de massas, festa de confraternização e ativações das marcas parceiras. A viagem para a Ilha do Mel é uma grande experiência. O acesso é realizado por meio de barca, lancha ou táxi náutico.

Amazing Runs Ilha do Mel

Amazing Runs Ilha do Mel

O trajeto pelas charmosas trilhas que cruzam o Parque Estadual e Estação Ecológica da Ilha do Mel é feito somente a pé ou de bicicleta, pois os veículos a motor são proibidos na ilha. O ápice da experiência de turismo se dá no contato com os moradores locais que são sempre receptivos e possuem um alto astral somente encontrado na Ilha do Mel.

+ Inscreva-se para Amazing Runs Ilha do Mel edição de 2019!

Padrão internacional de organização em Garopaba
Localizada na região no litoral sul de Santa Catarina que concentra algumas das mais belas praias e paisagens do Brasil. O nome do município que abriga as famosas praias da Silveira e da Ferrugem tem origem indígena e significa “Enseada de barcos”. Assim como Ilha do Mel, Garopaba também conta com percursos para todos os perfis de corredores, do iniciante ao avançado.

Amazing Runs Garopaba

Amazing Runs Garopaba

“A etapa da Amazing Runs Garopaba teve sua primeira edição em 2016 e ganhou um lugar especial no coração da organização. Os percursos foram desenhados para que os atletas estejam o tempo todo com a natureza, seja na orla da praia, nos costões da Silveira, nas dunas do Siriú ou nas regiões de alta montanha da famosa pedra branca e o caminho antigo da trilha dos cavaleiros”, ressalta Arthur.

Para manter a qualidade do evento e garantir a preservação do meio ambiente, as inscrições para a prova são limitadas pela organização à 600 participantes. A edição de 2018 reuniu 458 inscritos entre todas as distâncias, sendo 56% do público masculino e 44% do público feminino. Destes, 39% de 15 a 34 anos, 36% de 35 a 44 anos, 18% de 45 a 54 anos e 7% com 55 ou mais anos.

Amazing Runs Garopaba

Amazing Runs Garopaba

A pesquisa pós-evento trouxe a informação que mais de 60% do público participante era de fora do estado de Santa Catarina e 42% dos atletas ficaram dois ou mais dias na região, interagindo com o destino e gerando uma importante receita. Considerando o feedback dos atletas sobre a etapa – 93% deu nota 8 ou superior para sua experiência no evento.

Um desafio inédito: uma maratona na tradicional Corrida da Graciosa
A etapa mais antiga e tradicional do circuito aconteceu pela 17ª vez em 2018 e surpreendeu os amantes da prova com um percurso inédito de 42k. Uma maratona descendo e subindo a Serra da Graciosa, ampliando ainda mais a experiência de correr pelo maior trecho de mata atlântica preservada do Brasil.

Amazing Runs Serra da Graciosa

Amazing Runs Serra da Graciosa

Além da nova distância, a organização também ampliou o tradicional percurso de 20k da subida da serra para os 21k, percurso oficial de uma meia-maratona. “Foi a primeira vez que subi a Graciosa correndo. Nunca tinha nem sequer treinado lá. É uma daquelas provas que todo corredor deveria fazer uma vez na vida, pelo desafio pessoal de superar 14 kms ininterruptos de subida. Está longe de ser uma prova fácil”, comemorou o jornalista Vinícius Boreki.

Definitivamente não é um desafio para iniciantes. Devido ao nível de dificuldade técnica da prova, a organização planejou uma estrutura ampla de atendimento e apoio aos atletas. Havia ambulâncias e atendimento médico permanente em cinco pontos no percurso. Uma estação de foi instalada pela Four Fisio Fisioterapia com botas de compressão, ventosas, terapia manual e fisioterapia. Hidratação e alimentação diferenciada foram oferecidas para todos os atletas participantes como um diferencial exclusivo da organização da prova.

Amazing Runs Serra da Graciosa

Amazing Runs Serra da Graciosa

Para participar da maratona foi necessário que cada atleta inscrito apresentasse seu currículo de atleta, comprovando ter capacidade de atender aos tempos de corte estabelecidos para completar a prova.

“Contemplar a vista da nossa encantadora Serra da Graciosa com todo o suporte e segurança foi fantástico! Parabéns aos organizadores e a todos os envolvidos! Superação a cada curva é nosso maior desafio”, agradeceu a campeã da prova dos 21kms na categoria feminina, Letícia Saltori. Acostumada a frequentar pódios em provas do Brasil e do exterior, como o Desafio do Samurai na Uphill Marathon, Letícia não deixa de participar da etapa da Amazing Runs Graciosa organizada pela Global Vita Sports.

Amazing Runs Serra da Graciosa

Amazing Runs Serra da Graciosa

Outro ponto sobre a etapa da Graciosa foi uma alteração que aconteceu em 2018 e permanecerá para 2019: a realização da prova no sábado. “A mudança ocorreu para que a estrada da Graciosa não seja fechada no domingo, dia de maior trânsito de turistas. Essa antecipação estimula a visitação dos atletas à região de Morretes, contribuindo significativamente com o comércio do local” explica Tadeu Natálio, diretor técnico da Global Vita Sports e criador da prova.

Ultramaratona do Cerrado

A Global Vita Sports planeja uma expansão dos seus negócios para a região Sudeste do Brasil. Há cerca de dois anos, a empresa estruturou um escritório comercial em São Paulo e em 2017 fez seu primeiro “evento teste” lá. Exclusivo para 200 participantes no Parque Nacional da Canastra, utilizando como base o simpático município de São João Batista do Glória – MG. Em 2018, visando acertar todos os detalhes técnicos na organização e na preservação do meio ambiente da Serra da Canastra, a Global Vita Sports, novamente limitou a prova a 350 inscritos, número que foi atingido na totalidade.

Amazing Runs Serra da Canastra Foto: Fernanda Balster e Rodrigo Barreto

Amazing Runs Serra da Canastra Foto: Fernanda Balster e Rodrigo Barreto

O “carro chefe” da Amazing Runs Canastra é o percurso de 65k. Um desafio casca grossa com altimetria pesada e terreno de pedras, emoldurado pelas paisagens únicas da Serra da Canastra, somente acessível para os atletas que tem condições físicas para tal desafio. Diferente das outras etapas, além da corrida em trilha, o segundo dia da Amazing Runs Canastra conta com uma etapa para os praticantes do Mountain Bike, com os percursos de 40k Sport e 54k Pro.

“Ambos os percursos são extremamente técnicos e desafiadores, porém desenhados de forma que sejam pedalaveis quase que em sua totalidade e ofereçam o que a Serra da Canastra tem de melhor, uma imersão completa no Cerrado brasileiro”, comenta Arthur.

Amazing Runs Serra da Canastra Foto: Fernanda Balster e Rodrigo Barreto

Amazing Runs Serra da Canastra Foto: Fernanda Balster e Rodrigo Barreto

A paisagem exuberante da bela Serra da Canastra encerrou o circuito 2018 em grande estilo. A prova que tem sua largada e chegada na idílica São João Batista do Glória – MG teve a melhor avaliação do ano, 98% dos atletas pesquisados pós-evento deram nota 8 ou superior para a organização do evento.

Devido ao resultado positivo a Global Vita Sports vai ampliar o limite de inscrições para 700 vagas, em 2019. Além disso, um percurso de 7k será oferecido para atletas iniciantes.

Confira as datas confirmadas para o Circuito Amazing Runs em 2019

AR ILHA DO MEL –  6 e 7 de abril de 2019 – Inscrições abertas

AR GAROPABA – 25 e 26 de maio de 2019 – Em breve

AR GRACIOSA –    21 de setembro de 2019 – Em breve

AR CANASTRA – 19 e 20 de outubro de 2019 – Em breve

Last modified: novembro 23, 2018

Redação Webventure
Redação Webventure