Foto: Pixabay

Centro Excursionista Petropolitano completa 60 anos

Foto: Paulo Victor Penna

Foto: Paulo Victor Penna

O Centro Excursionista Petropolitano – CEP/RJ comemora 60 anos de existência e atividades de montanha. São diversas lembranças estórias que envolvem alegria, amizade, superação e felicidade…

Em 15 de maio de 1958 o CEP foi fundado por Lucio de Vasconcelos e outros apaixonados pelo montanhismo, dentre eles Jesus Bárcia, Fernando Coutinho e José Luiz Huss. O clube teve um período nômade, com a sede em salas alugadas no centro da cidade de Petrópolis, mas com a dedicação do Álvaro Varanda e Cleverson Cabral, em 1966 foi adquirida a atual sede localizada na Rua Irmãos D´Ângelo 39 sala 05, centro da cidade imperial. As atividades em Petrópolis e Teresópolis, foram  com o passar do tempo se expandindo para outras paisagens e ambientes em regiões brasileiras, nos Andes, Montanhas Rochosas, Alpes e até o Himalaia. Sem duvida, merece menção especial a presença de vários escaladores petropolitanos no topo do Aconcágua a 6.956 metros, a mais alta montanha do hemisfério sul e do mundo ocidental.

Em 1960 a conquista do Paredão Dom Pedro II (2º III), no Cobiçado, pelos montanhistas do CEP, deu inicio ao período de abertura de inúmeras vias de escalada de vários graus. O CEP participa de atividades voltadas para a conservação da natureza e a difusão dos esportes de montanha de maneira segura e consciente. Podemos destacar na área ambiental os nomes de Jesus Bárcia (botânico e consultor do IBDF), André Silva Ilha (fundador do Grupo Ação Ecológica) e Reinaldo Haak (conselheiro do IBAMA) e o Julian Kronenberger (Tchassa) no movimento da criação de leis para o livre acesso as montanhas.

Foi membro do clube, Manoel Lordeiro, responsável pela pesquisa e divulgação da história do montanhismo no Brasil (PREMON – Programa de Preservação do Montanhismo Nacional), o primeiro movimento de pesquisa da historia do montanhismo nacional! E também dos membros Paulo Poeta e Patrícia Lima membros do Instituto Histórico de Petrópolis.

+ Inscreva-se para a Amazing Runs Serra da Canastra!

Com objetivo da prática segura e responsável do esporte, promove periodicamente curso básico de Montanhismo (CBM) e  básico de Escalada (CBE). Informações de atividades podem ser obtidas no site www.petropolitano.org.br, pelo email cep@petropolitano.org.br ou diretamente na sede situada no centro histórico de Petrópolis na Rua Irmãos D´Angelo 39 Sala 5. Abre as sexta-feiras das 19 h as 21 h para o encontro de associados, amigos e pessoas interessadas na pratica do montanhismo tanto em caminhadas como em escaladas em rocha.

´´Fui associada do CEP no inicio dos anos 60, tendo sido inclusive, sócia proprietária. Mas a vida me levou para paragens distantes, perdi o contato e praticamente abandonei o esporte. Mas me lembro com muita saudade  daqueles tempos, em que jovem, com outros jovens, amávamos a montanha .E sei exatamente o que os atuais montanhistas sentem , o amor pelo esporte, o prazer em realizar grandes caminhadas, memoráveis acampamentos, difíceis escaladas. Agora vocês estão comemorando 60 anos da criação do CEP. Fica aqui um grande abraço para todos os que amam a montanha como nós amávamos. E que as novas gerações continuem ´´Sempre em frente´´

(mensagem de ex-associada Rita Redaelli)

“Em 1971 um grupo de montanhista do CAP – Clube Alpino Paulista excursionando em Itatiaia (Agulhas Negras/Prateleiras) encontrou pessoal do CEP. Assim Jorge Pollaco do CAP teve a oportunidade de conhecer Sonia do CEP, que o motivou  mudar para Petrópolis e a se casar com ela em 1977.”

(relato de Jorge e Sonia que resultou em casamento)

Estas são apenas duas das inúmeras situações em que as pessoas vivenciaram nos últimos 60 anos junto ao CEP, que ainda tem muita história a ser escrita!

Last modified: outubro 15, 2018

Redação Webventure
Redação Webventure