Foto: Pixabay

CAP abre inscrições para Curso de Montanhismo

Redação Webventure/ Montanhismo

Estão abertas as inscrições para mais um curso de montanhismo do CAP (Clube Alpino Paulista), uma das mais antigas associações de alpinistas do Brasil. As aulas começam em 8 de maio, com seis a doze
participantes. Serão oito dias de teoria (8 horas-aula) e prática, começando pelo Pico do Jaraguá, em São Paulo.

A prática se estende por Bragança Paulista (SP), região com muitas formações rochosas interessantes para iniciantes; Pedra Bela e Visual das Águas (SP); Pedra do Baú, em Campos do Jordão (SP); e se encerra no Parque Nacional de Itatiaia, com três dias de treinamento. Também fazem parte quatro horas prévias nas paredes de uma academia de escalada.

Entre os ensimamentos estão como agarrar uma saliência da rocha, posicionar os pés, fazer os nós básicos na corda e a usar os equipamentos de segurança. Além de escalar, o aprendizado indica como acampar bem e enfrentar as condições adversas das montanhas.

Como participar – O valor do curso é R$ 400,00, divididos em duas parcelas. Os requisitos para participar são: bom estado geral de saúde, algum preparo físico (não é preciso ser um atleta), um par de sapatilhas e, no caso de menores de 21 anos, autorização reconhecida em cartório.

Criado em 1959, o CAP vem oferecendo cursos há várias décadas. É o único no Brasil que tem uma escola de guias reconhecida internacionalmente. Mais informações podem ser obtidas às quartas-feiras, a partir das 20 horas, na sede do clube (rua doutor Amâncio de Carvalho, 86, na Vila Mariana).

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 28, 2002

Redação Webventure
Redação Webventure