Foto: Pixabay

Brasil recebe final de campeonato mundial de Mountain Bike

Redação Webventure/ Aventura

Inédito na América Latina, o UCI Eliminator World Cup traz os melhores atletas internacionais para provas eliminatórias de explosão em percurso curto

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Entre 24 e 25 novembro, o Brasil terá a oportunidade de receber, pela primeira vez, a final da UCI Eliminator World Cup. Trata-se de uma competição de mountain bike inédita na América Latina, onde os principais atletas do planeta disputam baterias eliminatórias em circuito curto, de aproximadamente 1 km, com diversos desafios, como curvas fechadas, ladeiras e pisos variados. Dos quatro participantes de cada bateria, apenas os dois mais rápidos passam para a próxima fase até chegar à grande final.

E os organizadores da prova no Brasil – a União Internacional de Ciclismo (UCI), entidade que representa 194 federações nacionais, e a Copa Internacional de MTB (CIMTB) – escolheram um lugar curioso para a prova: uma bela pista que contorna a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG). O local, onde se encontram as mais importantes obras do Aleijadinho, é considerado o maior conjunto arquitetônico e artístico do Brasil e declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Cada prova será composta por duas voltas em torno do monumento, totalizando 950 metros de percurso.

+ Participe da Maratona do Vinho!

Henrique Ribeiro, CEO da Sense Bike, principal patrocinadora do UCI Eliminator World Cup, entende que “ao apoiar a vinda de um evento deste porte ao País, permitimos que os atletas brasileiros possam conviver em um ambiente internacional de extrema competição, ampliando a troca de experiências e criando um novo cenário de oportunidades. A nossa intenção é abrir as portas das grandes provas e campeonatos mundiais de Mountain Bike aos ciclistas do Brasil, fazendo com que o esporte nacional ganhe força e seja cada vez mais valorizado”.

Esta será a sétima e última etapa da Copa que já passou por Estados Unidos, Itália, Áustria, Holanda, Alemanha e Bélgica. As primeiras eliminatórias das categorias Júnior, Sub23 e Elite acontecerão no sábado (24) às 9h. Os melhores entre os homens e as melhores mulheres disputarão a partir das 12h do domingo (25) as baterias finais.

Na prova da elite mundial, a decisão do campeonato ficou para esta última etapa no Brasil. Chegam para a disputa do título, o holandês Jeroen van Eck (atual líder) e o alemão Simon Gegenheimer (segundo lugar), que estarão acompanhados por outros atletas estrangeiros de altíssimo nível e da elite nacional do Mountain Bike.

Oportunidade para atletas amadores – Os atletas da Copa Sense Bike de Amadores – categorias Feminina Geral e Masculinas Expert, Cadete, Master e Veterano, poderão correr a etapa, juntamente com todas as categorias da Copa Internacional Levorin de MTB. Para participar é fácil, basta fazer a inscrição no site www.cimtb.com.br escolhendo a categoria referente ao ano de nascimento do atleta.

Brasileiros na Prova – a Sense Factory Racing, uma das equipes mais importantes do Brasil, patrocinada também pela Sense Bike, marcará forte presença na competição com três atletas de ponta confirmados:

  • Mario Couto, atual campeão brasileiro de MTB XCO na Sub 23;
  • Giuliana Morgen (Giugiu), atual campeã brasileira e Pan-Americana de MTB XCO;
  • Rubinho Valeriano, tricampeão Brasileiro de MTB XCO, com participação em três Olimpíadas (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016)

Last modified: novembro 22, 2018

Redação Webventure
Redação Webventure