Notícias

Brasil começa Mundial de Mountain Bike com 47º lugar


03/09/2009 - Atualizada às 18:27

Na Junior, Frederico fez sua estreia em Mundiais
Na Junior, Frederico fez sua estreia em Mundiais
Foto: Divulgação/ PPPress
1  2  3 
O mineiro Frederico Mariano, 18 anos, foi o primeiro brasileiro a competir no Mundial de Mountain Bike, que acontece em Camberra, na Austrália, desde a última terça-feira (1). O atleta ficou com a 47ª colocação na categoria Junior.

"A largada foi bem espremida, muita gente querendo ultrapassar antes de entrar no single track após o start loop. Até cinco quilômetros de prova não dava para ultrapassar ninguém”, afirmou o mineiro de Uberaba, que fez sua estreia em Mundiais. "O ritmo imposto logo no começo da prova foi alucinante, por volta dos 35 km/h de média", contou o atleta.

A competição começou o cross-country revezamento e com as disputas das categorias femininas de base (junior e sub-23). Porém, a equipe brasileira não participou da prova de revezamento por não ter levado nenhuma atleta do sexo feminino (saiba mais e comente).

Na sexta-feira (4), o Brasil será representado por Sherman Trezza de Paiva, na Sub-23 e por Markolf Berchtold, no Downhill. Henrique Avancini, que também competiria na Sub-23, não conseguiu o visto australiano a tempo do embarque.

No sábado (5), espera-se um bom desempenho dos brasileiros Rubens Donizete (medalha de prata no Pan do Rio e representante brasileiro nas Olimpíadas), Edivando Souza Cruz e Ricardo Pscheidt, que participarão da competição na categoria Elite.

Pista - O circuito terá a largada no asfalto, com aproximadamente 300 metros até entrar na terra, onde começa uma subida, trecho de 100% de pedal. Então a subida fica mais íngreme e há um trecho com muitas pedras, 50% pedal e 50% técnica. Chegamos ao ponto mais alto da pista e as descidas começam com muitas curvas, pedras e rampas, trecho de 20% pedal e 80% de técnica. “A técnica vai fazer muita diferença nestes trechos, pois pedalamos pouco e temos que aproveitar ao máximo para ganhar tempo nas curvas”, revelou Edivando, que já fez treinos no circuito juntamente com os outros brasileiros.

Depois de muitas curvas em paredão e saltos, entra um trecho de grama em subida com a primeira área de apoio, esta parte da pista tem 300m de comprimento. Então os atletas entrarão novamente na trilha, com várias curvas, onde está a segunda área de apoio e começa a descida final. “Este trecho é bem veloz e é somente em trilha com várias rampas e curvas em paredão e exige 80% de técnica e 20 % de pedal”, esclarece Edivando. Depois dessa descida os atletas partem para uma estrada plana com apenas uma curva, até iniciar a segunda volta, não mais pelo asfalto.

“A pista que vamos enfrentar no Cross-country neste fim de semana é um pouco diferente das pistas que estamos acostumados a correr no Brasil, o nível técnico da pista está bem alto e vai exigir muita técnica dos pilotos”, afirmou Edivando.

Resultados oficiais da categoria Junior:
1) Gerhard Kerschbaumer (ITA) 1h31min01
2) Ricardo Marinheiro (POR) 1h32min20
3) Reto Indergand (SUI) 1h32min35
4) Matthias Stirnemann (SUI) 1h32min39
5) Tobias Ludvigsson (SWE) 1h34min20
47) Frederico Mariano (BRA) 1h45min18



publicidade




OPORTUNIDADE


PUBLICIDADE


INSCRIÇÕES ONLINE

Apoiamos:
A prática de Esportes de Aventura envolve risco de vida! Você deve estar sempre acompanhado de algum guia experiente ou realizar cursos que o qualifiquem para isso.
Antes de iniciar a prática esportiva consulte um médico para realizar exames que qualifiquem o seu estado de saúde para tal.
Copyright© 1997-2012 Webventure LTDA. Proibída a cópia ou reproducão do conteúdo sem autorização prévia.