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9 benefícios do mergulho livre para saúde

Karol Meyer/ Mergulho

Karol Meyer 8x recordista mundial de apneia ensina mais sobre o mergulho livre

O mergulho em apneia é um esporte que exige uma quantidade imensa de concentração e proeza física. Para quem nunca o praticou, imagine um mergulho sem qualquer equipamento que forneça ar extra, além dos seus próprios pulmões… Você, seu esforço, sua reserva de ar natural e a vida marinha.

São muitos os benefícios físicos que o esporte proporciona como, por exemplo, tonifica os músculos, fortalece os pulmões e reforça positivamente o psicológico a medida que vamos vencendo os desafios, tudo isto com uma vista única do fundo do mar!

Karol TBurnett

Destaquei aqui os 9 maiores benefícios que o mergulho livre proporciona à nossa saúde:

1. Alivio do stress

Muitas técnicas de relaxamento, estabilização dos pensamentos e ventilação preparatória para o mergulho se assemelham ou mesmo têm origem no Yoga. O mergulho proporciona um trabalho corporal em estado mental de tranquilidade, calma e relaxamento.

Uma nova visão do mundo, o subaquático, o contato com a água, a ausência de ruídos, a leveza e fluidez do corpo na água, tudo contribui para a redução do stress. Em 2013 um estudo científico provou que os mergulhadores livres possuem níveis baixos de stress e ansiedade comparados com não esportistas.

2. Aproximação com a natureza
O mergulho livre é uma das melhores atividades para explorar o fundo do mar sem equipamentos e pesos extras, ficando mais livre para escolher a profundidade e o tempo de fundo. Como não soltamos o ar durante as imersões, a ausência de bolhas acaba atraindo ainda mais os seres marinhos, permitindo momentos únicos de contato muito próximo com a natureza.

3. Aumenta a adrenalina

Para os caçadores de emoções, definitivamente adorarão o mergulho livre. Estudos comprovam que o nível de adrenalina depois do mergulho é responsável por uma alta sensação de bem estar.

4. Melhora o foco

O mergulhador precisa de lucidez para reconhecer seus limites em meio ao atrativo fundo do mar. É preciso reconhecer os sinais de hipercapnia (alta de dióxido de carbono) e de hipoxemia (baixa taxa de oxigênio). Qualquer deslize pode ser fatal, por isto a atenção para si mesmo, internamente, é muito importante. Mergulhamos no fundo do mar e, ao mesmo tempo, para dentro de nós mesmos… Esta é a arte do mergulho livre.

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5. Terapêutico para as articulações

Estudos comprovam que o tempo que passamos debaixo da água alivia a pressão sobre as articulações e aumenta a amplitude dos movimentos devido à pressão hidrostática, contrapondo à pressão usual que o corpo encontra durante as atividades de alto impacto.

6. Fortalece os pulmões

Assim como os demais exercícios cardio pulmonares, quanto mais você os trabalha, mais fortes se tornam. No mergulho livre o trabalho da musculatura ventilatória que o antecede, durante o mergulho o efeito da pressão que faz com que seu volume se reduza drasticamente provocando uma flexibilidade negativa única, tudo isto aliado às técnicas respiratórias treinadas à médio e longo prazo, permitirão uma maior eficiência ventilatória, uma maior volume e maior oxigenação para todo o corpo e, por consequência, um maior tempo de mergulho.

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7. Fortalece músculos do corpo

O mergulho em apneia exige esforço constante que tonifica e melhora a resistência muscular. Muito necessário para suportar por muitos minutos o deslocamento na superfície do mar, os movimentos de entrada e saída da água e também, durante a imersão, o controle do corpo para que possa reagir às variações de flutuabilidade durante a descida e durante a subida.

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Foto: Tiago J Silva

O mergulho livre não desafia somente no número de repetições, mas frequentemente recruta a mesma musculatura a exceder os limites relativos e alcançar novas metas.

8. Ensina disciplina
O mergulho livre é um esporte que exige o desenvolvimento de habilidades para que você consiga desenvoltura na água. O treinamento, o conhecimento dos seus limites e o respeito às regras de segurança são essenciais. Somente a disciplina permitirá um mergulho seguro e prazeroso.

9. Ultrapassar seus limites

Muito embora seja importante a disciplina, lentamente e com segurança constrói-se a confiança e a capacidade para vencer, ultrapassar as marcas pessoais no tempo ou na profundidade.  A quebra de marcas estimula a vontade de definir novas metas e alcançá-las.

Last modified: dezembro 29, 2017

Karol Meyer
Karol Meyer