Foto: Pixabay

8 dicas para se tornar um trail runner

Foto: Giorgio Pulcini/Fotolia Foto: Giorgio Pulcini/Fotolia

Trail run é uma modalidade escolhida por cada vez mais corredores, ou por se sentirem “cansados do asfalto” ou para buscar motivações maiores. Além de envolver corrida, o trail é mais desafiador e cheio de imprevistos, já que é feito em serras, estradas, montanhas e locais isolados. Iniciar nessa modalidade pode ser muito difícil se não tiver os cuidados necessários em relação aos treinos e competições.

O Webrun listou algumas dicas para você que é iniciante nesse universo.

1. Todo preparo é importante

Quem já corre na rua deve ficar ciente de que nas trilhas o esforço que o corpo faz é diferente, mesmo quem já está acostumado terá que reaprender a ser um iniciante. Ter paciência e o preparo físico adequado é essencial.

2. Estar bem equipado faz a diferença

Na rua quanto menos coisa melhor, mas na trilha não é bem assim. Você deve levar sua mochila com tudo o que for precisar, incluindo kit de primeiros socorros e casaco térmico. Protetor solar e repelente também podem ser ótimos aliados, nunca se sabe quando serão úteis, então leve.

3. Alimentação e hidratação

É fundamental repor as energias ainda durante o trail. Leve sempre água, pelo menos um litro, e alimentos, isso vai ajudar no seu desempenho e te manter preparado em caso de acidentes, como se perder ou se lesionar.

4. Conheça o local

Para quem está começando, não é recomendado fazer trilhas sozinho e nem em lugares desconhecidos. Prefira treinar em grupo ou em um lugar que já conhece. Preze pela sua segurança.

5. Faça treinos mais intensos nos finais de semana

Para quem mora em cidades grandes é bem difícil treinar em trilhas durante a semana, mas esse contato mais próximo à natureza faz toda a diferença, por isso sempre que possível vá para as trilhas aos finais de semana. É bom começar com desníveis pouco acentuados para o corpo e a musculatura irem se habituando ao piso e às suas exigências.

Foto: Blas/Fotolia Foto: Blas/Fotolia

Participe da Indomit Caribe!

6. Pense bem antes de escolher a primeira prova

Tudo depende da sua resistência. Antes de se inscrever em alguma prova, você deve estar treinando pelo menos três dias por semana para ter o ritmo necessário para aguentar firme. Você não vai querer parar na metade, certo? Então, escolha uma corrida de trilha para iniciantes, que te dará chance de completá-la até o final.

7. Defina seus objetivos

O mais importante é ser sempre sincero e realista com os seus objetivos. Eles devem ser acessíveis e alcançáveis para que você não desanime na sua primeira trail run.

8. Divirta-se!

Você não se tornará o melhor trail runner de uma hora para outra, então vá no seu ritmo. Aproxime-se da natureza e aproveite a paisagem. Antes de pensar em resultados, corra por prazer!

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Last modified: fevereiro 25, 2017

Redação Webventure
Redação Webventure