Três Picos, Nova Friburgo de noite Foto: Diego/Fotolia

Os 7 melhores lugares no Brasil para observar o céu estrelado

Gabriel Gameiro/ Vida ao Ar Livre

Veja algumas dicas para encontrar o local ideal

Quem é que não gosta de observar as estrelas? É muito difícil alguém dizer que não. No entanto, quem mora nas grandes cidades raramente tem esse privilégio. Já que os pontos ideais para observação astronômica estão distantes das luzes e da poluição das áreas urbanas.

Segundo especialistas, os melhores lugares para observar os astros ficam a mais de 50 quilômetros dos grandes centros urbanos, especialmente locais de clima seco e algumas praias. Quem busca um local com visibilidade ideal para observar o céu, deve sempre procurar ambientes com pouca luz artificial — já que isso ajuda a enxergar até quatro vezes mais corpos celestes; evitar cidades com muita poluição; buscar pontos altos e, claro, fazer tudo isso quando não tiver previsão de chuva.

Bora correr a New Balance São Paulo 5k? Clique aqui e inscreva-se!

O inverno é considerado a melhor estação para apreciar o céu, pois com o frio, todo o gás que dificulta a visualização tende a descer e torná-lo mais limpo, além da baixa presença de nuvens.

No Brasil há vários locais que proporcionam uma vista incrível do céu estrelado, o Webventure listou alguns para te inspirar a fugir da rotina e do estresse fazendo um passeio diferente.

Três Picos, Nova Friburgo de noite Foto: Diego/Fotolia

Três Picos, Nova Friburgo de noite Foto: Diego/Fotolia

1. Nova Friburgo, Rio de Janeiro

A cidade fica a cerca de 140 km da capital carioca, os principais pontos turísticos são os atrativos naturais, inclusive o céu estrelado. Há vários pontos altos em Nova Friburgo para parar e apreciá-lo.

2. Brazópolis, Minas Gerais

A cidade mineira tem pouco mais de 15 mil habitantes e o destaque turístico é para o observatório astronômico, mantido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, ele tem três telescópios de última geração. Então além de ver as estrelas a olho nu, você também pode vê-las “mais de perto”.

3. Anápolis, Goiás

Anápolis fica a 50 km da capital goiana e a 140 km de Brasília, por estar longe dos grandes centros urbanos e de sua poluição e ter um clima bastante quente, é um excelente ponto para observar o céu.

4. São Francisco Xavier, São Paulo

A cidade serrana fica localizada a 150 km de São Paulo. O destino é bastante procurado por quem busca estar mais perto da natureza. Lá existem muitos mirantes e locais para quem gosta de observar a paisagem do alto, principalmente à noite.

Que tal acampar para apreciar de maneira ainda melhor o céu estrelado? Foto: Miracle Moments/Fotolia

Que tal acampar para apreciar de maneira ainda melhor o céu estrelado? Foto: Miracle Moments/Fotolia

 5. Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul

Além de ser um local mais interiorano e com bela arquitetura alemã, a cidade que fica apenas 60 km da capital Porto Alegre também oferece diversos atrativos naturais, como cachoeiras e piscinas naturais.

6. Pé da Serra, Bahia

A 220 quilômetros de Salvador, o município fica localizado entre duas montanhas, o que deu origem ao seu nome. As paisagens são incríveis durante o ano todo e a época que mais atrai turistas é a das festas juninas.

7. Itibira, Minas Gerais

O destino é muito procurado por ecoturistas, já que reúne uma série de cachoeiras, trilhas, montanhas e matas. Com toda essa natureza não podia ser diferente, é uma cidade perfeita para a observação noturna do céu, uma das atividades de destaque para os visitantes conhecerem.

É cada vez mais difícil ver as estrelas com as luzes da cidade grande. Conheça alguns desses refúgios! Foto: Milosz/Fotolia

É cada vez mais difícil ver as estrelas com as luzes da cidade grande. Conheça alguns desses refúgios! Foto: Milosz/Fotolia

Last modified: maio 23, 2018

Gabriel Gameiro
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.