Foto; Wikipedia

7 Destinos para quem quer curtir um friozinho no Brasil

Carolina Abrantes/ Destaque, Viagem

Apesar ter o clima predominantemente tropical, o Brasil oferece temperaturas para todos os gostos em todas as épocas do ano, mesmo para quem não é muito chegado em calor e praias. O Webventure listou sete destinos para aproveitar o friozinho e fugir das altas temperaturas, sem sair do país. Dá uma olhada:

1. Campos do Jordão (SP)

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

O destino paulista preferido dos amantes de frio fica a cerca de três horas de São Paulo a 1,7 mil metros acima do nível do mar – a cidade mais alta do Brasil, mesmo no inverno as temperaturas costumam ser mais amenas. Campos do Jordão é famosa pelos festivais, a arquitetura europeia e o número de fábricas de chocolate. Quem vai até lá pode visitar as feirinhas de artesanato, andar de teleférico, conhecer Morro do Elefante, além das belezas naturais da região.

2. Petrópolis (RJ)

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

Localizada a uma hora do Rio de Janeiro, a cidade sempre teve fama de refúgio para quem quer dar uma pausa no calor carioca, por ser uma das mais frias do estado e proporcionar um “ar mais puro”. Os turistas que passeiam por Petrópolis podem conhecer a arquitetura preservada do Centro Histórico e os famosos restaurantes de alta gastronomia.

3. São Joaquim (SC)

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

A cidade é o destino certo para quem busca ver neve sem sair do país. O município catarinense de São Joaquim tem pouco mais de 20 mil habitantes e fica situado em uma região de serras, a 1.353 metros de altitude. O inverno é o período do ano onde recebe mais visitantes a fim de encarar baixas temperaturas. A cidade também é reconhecida pela forte produção de vinhos e frutas.

4. Curitiba (PR)

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

A temperatura média anual da cidade gira em torno de 20°C. O destino costuma atrair visitantes pela variada agenda cultural, além de restaurantes e hotéis bem avaliados. Quem vai à capital paranaense não pode deixar de conhecer atrações como o Teatro Ópera de Arame, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, que desde então já recebeu mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.

5. Guaramiranga (CE)

Foto: WikipediaFoto: Wikipedia

Chamada de “suíça cearense”, a menor cidade do estado é também a mais fria. Apesar de estar no nordeste, Guaramiranga mantém temperaturas de 12 graus durante inverno. O município é conhecido pela variedade de flores e pela preservação ambiental, além das características históricas percebidas em suas construções. Além disso, também é possível praticar esportes radicais pela região conhecendo trilhas em meio à Mata Atlântica.

6. Canela (RS)

Foto: WikipediaFoto: Wikipedia

A cidade fica a nove quilômetros de Gramado ¬– outro destino bastante procurado pelos amantes de frio. Canela é famosa pelo ecoturismo, os visitantes podem conhecer parques temáticos como o do Caracol, em meio a montanhas cobertas pela neblina. A região também tem festivais temáticos como a Festa Colonial que acontece em julho e reúne as culturas e gastronomias alemã e italiana.

7. Monte Verde (MG)

Foto: WikipediaFoto: Wikipedia

No topo da Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais, a cidade também é famosa pelo ecoturismo: trilhas, arvorismo e passeios a cavalo são as principais opções. Mesmo no verão, as temperaturas da região costumam cair para até 14 graus durante a noite. Entre os passeios que podem ser feitos para aproveitar a cidade está o mirante, localizado próximo ao aeroporto, de onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade.

Last modified: agosto 23, 2017

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.