Foto: Pixabay

Quer novos desafios? Veja 7 corridas de trail que ocorrem ainda nesse semestre

Carolina Abrantes/ Aventura, Aventura brasil, Trail Run, Trekking

A maioria das provas estão com inscrições abertas

A modalidade trail vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Além da geografia do país favorecer corridas em trilhas, montanhas e praias com cenários incríveis, essas provas servem como um desafio a mais para quem já está acostumado com os mesmos objetivos nos asfaltos e quer fugir disso correndo em contato com a natureza.

Webventure separou algumas das maiores provas de trail para você experimentar essa modalidade ainda no primeiro semestre de 2018, confira:

  1. XTerra Costa Verde
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos próximos dias 10 e 11 de março, na bela região de Costa Verde, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, o XTerra Costa Verde reunirá cerca de 3 mil atletas competindo em modalidades como Short Trail Run (10 km), Half Trail Run (21,5 km), Swim Challenge (1,5 km e 3 km), Triathlon, Kids (para crianças de 1 a 13 anos) e a inédita Aquathlon, em comemoração à edição número 100 do Xterra Brasil.

Cercado por montanhas, o local do evento é o famoso Portobello Resort & Safári, que possui uma área de 300 mil m² e abriga dezenas de espécies de animais, como zebras, antílopes, capivaras, búfalos, primatas e diversas aves coloridas, em frente a baía de Ilha Grande.

Data: 10 e 11 de março de 2018

Local: Portobello Resort & Safári – Mangaratiba, RJ

Mais informações: site oficial do evento

2. APTR Ilha Grande

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A corrida que acontece em Angra dos Reis conta com distâncias de 21 km, 12 km, 4 km, 250 m (Crianças de 4 a 7 anos) e 800 m Kids 2 (crianças de 8 a 12 anos). O lugar fica em Angra dos Reis no Rio de Janeiro e é ideal para quem gosta também de passeios náuticos, já que para chegar até lá não há caminho por terra. A ilha oferece diversas trilhas e muita interação com a natureza, proximidade com alguns pequenos animais silvestres, como macacos e esquilos, pássaros, gaivotas, insetos, lagartos , caranguejos, sapos, tartarugas, arraias e golfinhos. Além de correr, vale a pena passear.

Data: 24 de março de 2018

Local: Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ)

Inscrições: clique aqui

3. Indomit Pedra do Baú

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prova é uma das mais tradicionais do calendário de trail do país. A 5ª edição da Indomit Pedra do Baú, realizada na Serra da Mantiqueira, na cidade de São Bento do Sapucaí (SP), será dia 07 de abril, com distâncias de 12 km, 21 km e 50 km. Este ano, o trajeto conta com algumas mudanças. De acordo com o diretor geral do evento Gustavo Nogueira, o percurso será mais desafiador.  “Tiramos uma parte que foi toda pavimentada e jogamos o percurso para um novo bairro da cidade, o Cantagalo, que já vai deixar a prova um pouco mais dura, mas com a mesma beleza de sempre, com a Pedra do Baú como plano de fundo”, afirma.

Data: 06 e 07 de abril de 2018

Local: Pousada do Quilombo – São Bento do Sapucaí – SP

Inscrições: clique aqui

4. 23º Revezamento Volta à Ilha 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O evento foi idealizado em 1996 e desafia as equipes a dar uma volta completa na Ilha de Santa Catarina. Passando por muitas transformações ao longo das vinte e duas edições realizadas, o Revezamento Volta à Ilha vivenciou as grandes transformações de Florianópolis que também interferiram no percurso da prova. O trajeto tem 140,8km e é dividido em 17 trechos com níveis diferentes, tipos de solo e altimetria, passando por praias, trilhas, asfalto, morros e dunas. A divisão das equipes é feita de acordo com as aptidões de cada atleta.

Data: 07 de abril de 2018

Local: Florianópolis (SC)

Mais informações: site oficial do evento

5. Desafio 28 Praias Costa Sul

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O oitavo Desafio 28 Praias acontece em 2018 com duas edições, a etapa Costa Sul será realizada no primeiro semestre, enquanto a Costa Norte na segunda metade do ano. Cada uma delas conta com 42 km ao longo de 28 praias, repletas de subidas, descidas, areia fofa, estradas de terra e trilhas fechadas, que completam as paisagens de perder o fôlego. A disputa acontece nas categorias solo 42 km e 21 km, além do tradicional revezamento em dupla até quinteto para o percurso de 42 km. Ao todo, o evento conta com 3 mil vagas.

Data: 14 de abril de 2018

Local: Praia da Tabatinga, Ubatuba/SP

Inscrições: clique aqui

6. Mountain Do Praia do Rosa

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desde 2013, a Praia do Rosa em Santa Catarina é o cena´rio dessa trail run. Considerada uma das baías mais bonitas do mundo pela instituição The Most Beautiful Bays in the World, o local oferece aos atletas muitas oportunidades de lazer antes e depois da prova, sendo ideal para quem gosta de praticar esportes, como surf, windsurf e cavalgadas, além de banhos em lagoas e cachoeiras. Nessa etapa do Mountain Do Circuito de Charme, a corrida é individual e tem distâncias de 22,5, 11,5 e 5 km.

Data: 28 de abril 2018

Local: Praia do Rosa, /SC

Inscrições: clique aqui

7. KTR Campos do Jordão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A KTR é uma corrida dura e desafiadora, que ocorre na cidade paulista mais alta do estado. A prova longa com cerca de 42 km e aproximadamente 3 mil metros de ganho de altitude é para aqueles que querem superar seus limites de brutalidade. A prova média tem cerca de 21 km e aproximadamente 2 mil metros de ganho de altitude. O percurso curto com cerca de 12 km é para aqueles que querem encarar um desafio duro em trilhas técnicas, mas que ainda estão iniciando nas provas de montanha. A novidade nesta edição de 2018 é a prova light com 6 km para quem busca a primeira experiência no trail run.

Data: 05 de maio 2018

Local: Campos do Jordão (SP)

Mais informações: site oficial do evento

Last modified: fevereiro 21, 2018

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.