Tel Aviv, Israel. After sunset view from Jaffa

7 cidades ideias para veganos e vegetarianos

Carolina Abrantes/ LifeStyle

Ser vegano ou vegetariano não é apenas seguir uma dieta com restrições determinadas, é parte de um estilo de vida, seja por prezar pelos direitos dos animais, por questões de saúde ou por qualquer outra motivação.

O número de pessoas que seguem ideologias assim vem aumentando a cada ano no mundo todo, mas nem sempre é tão fácil para os adeptos, acharem lugares ideais para se alimentar fora, principalmente ao viajar. Se você tem essa dificuldade e está planejando uma viagem, dá uma olhada nos melhores destinos para o seu perfil:

  1. Berlim, Alemanha

Foto: Javarman/FotoliaFoto: Javarman/Fotolia

Recentemente, Berlim foi classificada como a “capital vegetariana do mundo”, por uma revista americana de gastronomia. Estima-se que o aumento do veganismo no país tenha aumentado cerca de 800%, e é claro que os estabelecimentos para este público também aumentou. São mais de 30 cafeterias, lanchonetes, restaurantes e lojas com as mais variadas opções de pratos e produtos espalhadas pela cidade.

  1. São Paulo, Brasil
Foto: Felipe Frazão/Fotolia

Foto: Felipe Frazão/Fotolia

Já que a capital paulista é conhecida pela variedade gastronômica, também não poderiam faltar opções para veganos e vegetarianos. Está cada vez mais fácil encontrar opções com menus livres de proteínas animais em São Paulo, seja em restaurantes ou pequenas lanchonetes. Os bairros que mais concentram são: Saúde, Vila Mariana, Pinheiros e Vila Madalena.

  1. Londres, Reino Unido
Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

A capital britânica possui diversos estabelecimentos que não utilizam nenhum produto de origem animal, até pub vegano tem por lá. A cidade já foi considerada “vegan friendly” (amigável aos veganos) por uma ONG internacional de proteção dos direitos animais (PETA). Uma pesquisa feita ano passado na cidade mostrou que há 120 mil veganos em Londres, o que a coloca como o lugar onde o veganismo mais cresce com mais rapidez no mundo.

  1. Glasgow, Escócia

GlasgowFoto: Fotolia

Mesmo tendo um dos maiores índices de obesidade do continente europeu, Glasow, assim como Londres, também é considerada uma cidade “vegan friendly”, desde 2013. A universidade da cidade tem até uma Sociedade Vegana, que dá dicas de lugares, lojas, restaurantes e alojamentos para grupos que buscam estabelecimentos veganos por meio de seu site.

  1. Ubud, Indonésia
Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

A culinária asiática local ajuda para que Ubud tenha bem mais opções livres de proteína animal do que outras cidades.  Apesar de ser pequeno, o lugar possui cerca de 50 restaurantes veganos/vegetarianos e também não é difícil encontrar opções sem carne em restaurantes de outras culinárias. Os hábitos alimentares por lá foram bastante influenciados pela cultura hindu e prática de modalidades como a yoga, que incentiva hábitos de vida mais saudáveis.

  1. San Francisco, Estados Unidos
Foto: Mario/Fotolia

Foto: Mario/Fotolia

A cidade possui maus de 200 restaurantes livres de proteína animal, fora as cafeterias e lojas de produtos veganos. Até os lugares de gastronomias típicas de outras regiões prezam por oferecer pelo menos uma opção mais saudável ou vegana e quando não deixam isso descrito no cardápio, permitem que suas receitas sejam adaptadas para as restrições alimentares do cliente.

  1. Tel Aviv, Israel
Tel Aviv, Israel. After sunset view from Jaffa

Foto: Jaffa/ Fotolia

A segunda maior cidade do país tem mais de 400 opções de estabelecimentos para este público e abriga o primeiro supermercado vegano de Israel, que é considerado o lugar mais vegano do mundo. Acredita-se que lá 5% da população não use produtos de origem animal. Até mesmo o exército israelense se alimenta e se veste apenas de opções veganas.

Last modified: outubro 16, 2017

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.