Foto: Pixabay

5 Lugares de água doce para mergulhar no Brasil

Carolina Abrantes/ Ecoturismo, Mergulho

Se engana quem pensa que mergulhar só vale a pena se for no mar, a modalidade pode ser praticada em rios, represas e lagos, sem nenhuma desvantagens no quesito belezas naturais. No Brasil, apesar do mergulho em água doce não ser tão comum quanto no mar, há opções incríveis para os exploradores e admiradores da vida aquática. O Webventure listou cinco lugares em que você pode mergulhar:

  1. Abismo Anhumas, Bonito (MS)
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O lugar foi descoberto em 1970 por um peão após um incêndio na mata local e fica a cerca de 20 km de Bonito, MS. Olhando da parte de cima é impossível imaginar o tamanho da caverna, os mergulhadores lá precisam descer de rapel pela fenda de 72 metros, descida que é feita em cerca de cinco minutos. Uma das características mais impressionantes é a cor da água. O lago, que é emoldurado por cones de calcário de até 20 metros,chega a ter 80 metros de profundidade.

  1. Lago de Furnas, São João Batista do Glória (MG)
Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

O Lago de Furnas é um dos maiores lagos artificiais do mundo, o lugar onde hoje é possível mergulhar e apreciar a vida aquática, já foi uma cidade. As obras para a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas, na década de 1950, fez com que aproximadamente 20 bilhões de metros cúbicos de águas dos rios Grande e Sapucaí se unissem e dessem origem ao lago. O local pode atingir mais de 90 metros de profundidade, o mergulho pode surpreender em alguns pontos com a presença de naufrágios, pontes e ruínas submersas das cidades que foram inundadas.

Inscreva-se para o Toughman Brasil!

  1. Rio da Prata, Jardim (MS)
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste mergulho é possível conhecer dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas do Pantanal, além de se deslumbrar com a transparência das águas. Devido a grande profundidade do lago, em algumas épocas do ano é possível fazer mergulho com cilindro em parte do seu leito. O passeio pode chegar até 6 metros de profundidade para os principiantes, se o rio e as condições climáticas permitirem.

  1. Gruta da Pratinha, Chapada Diamantina (BA)
Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

A Chapada possui diversos locais para mergulho, um deles é a Gruta da Pratinha que permite a flutuação em meio a caverna, que fica abaixo da casa do rancho da fazenda Pratinha. Usando máscara é possível conhecer peixes coloridos e as formações rochosas das águas azuis. Um dos momentos mais legais depende do sol para que os centenas de peixes ao mesmo tempo reflitam a luz de tochas. O passeio vai até o corredor principal do buraco abaixo da Gruta, a partir de lá, só os mergulhadores experientes continuam.

  1. Aquário Encantado, Nobres (MT)
Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

As águas cristalinos, grutas e cachoeiras são os principais atrativos de Nobres. No famoso Aquário Encantado é possível admirar cardumes de peixes típicos da região como Dourados, Piraputangas e Piaus. O local que é ideal para mergulho possui 90 m² e atinge até 6 metros de profundidade. A água é tão limpa que olhando para baixo é possível observá-la brotando de sua nascente que fica no fundo da piscina natural.

Last modified: outubro 30, 2017

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.