Foto: Pixabay

5 cachoeiras em São Paulo para conhecer no final de semana

Carolina Abrantes/ Sem categoria

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

A temporada de calor está voltando, e quem disse que não é possível se refrescar sem sair da capital paulista? Pode não parecer, mas a cidade ainda esconde muitas trilhas incríveis que levam a cachoeiras, um passeio e tanto para quem ama natureza e não quer ir muito longe. O Webventure listou cinco opções nos extremos de São Paulo:

Inscreva-se para a Maratona do Descobrimento!

Cachoeira Véu de Noiva, Núcleo do Engordador

Para chegar até lá o principal caminho é a trilha da Cachoeira, ao todo são 3 km entre ida e volta. O lugar possui uma grande variedade de árvores, como bambuzais e jequitibás. Durante o percurso o visitante também encontra outras quedas d´água, porém a maior delas é a do Véu da Noiva.

A paisagem em meio à natureza também é uma boa para quem gosta de tirar fotos. Por ser mais afastado, o lugar não possui lanchonetes ou restaurantes, então é bom levar um lanchinho. O acesso é permitido das 8h às 17h aos sábados, domingos e feriados.

Endereço: Av. Cel. Sezefredo Fagundes, (acesso na altura do nº 19100) – Jardim Cachoeira, São Paulo

 

Parque da Cantareira, Núcleo Cabuçu

O local fica em Guarulhos, a menos de meia hora do centro de São Paulo. Além de se refrescar na cachoeira, lá também é possível fazer piquenique nas áreas reservadas a isso. A trilha da cachoeira, que não é muito grande, tem um pouco mais de 5 km contando ida e volta, o que dificulta um pouco são as subidas. A paisagem de Mata Atlântica do lugar deixa o passeio ainda mais bonito.  O Núcleo fica aberto aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h.

Endereço: Av. Pedro de Souza Lopes, 7903, Jardim São Luís, Guarulhos

 

Cachoeira do Jamil

A cachoeira fica na propriedade do Jamil, na confluência do rio Monos com o rio Capivari. A trilha é bem conservada e te faz até esquecer que está na maior metrópole da América Latina. O percurso é de cerca de 10 km e é cobrada uma taxa de entrada aos visitantes. Há até a possibilidade de ir de transporte público: pegando o ônibus Barragem no Terminal Parelheiros e descendo em seu ponto final.

Endereço: Estr. Evangelista de Souza, 106 – Cidade Luz, São Paulo

 

Cachoeira do Marsilac

A cachoeira do Marsilac fica a 6 km do bairro de mesmo nome, ela também é formada pelas águas do rio Capivari. Saindo do bairro, a trilha segue por uma estrada de terra e é considerada de fácil acesso, um dos motivos para atrair tantos visitantes aos finais de semana. O local conta com banheiros, tem lanchonete próxima e tirolesa que funciona em dias pré determinados.

Endereço: Estrada do Capivari, 5005, Engenheiro Marsilac, São Paulo.

 

Cachoeira do Sagui

A queda d’água é dentro da Fazenda Maravilha, uma propriedade privada, por isso é cobrado uma taxa por pessoa. A trilha é de apenas 1200 metros, além da principal, o local é rodeado por outras cachoeiras. A fazenda oferece estacionamento, banheiros e local para piquenique, ideal para quem quer relaxar.

Endereço: Estrada da Ponte Alta, Engenheiro Marsilac, São Paulo

 

Last modified: outubro 4, 2017

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.