Foto: Remains/Fotolia

Lista: 10 filmes emocionantes e cheios de aventura para apaixonados por esportes radicais

Considerado a ‘sétima arte’, o cinema desperta encanto e paixão em muitas pessoas. Pensando nisso, o Webventure preparou uma lista com alguns filmes sobre esportes de aventura que abordam variadas modalidades como o trekking, montanhismo, mergulho, natação, entre outras. Veja abaixo quais são:

1. Welcome (2009) – Direção: Philippe Lioret

Bilal e Mina formam um casal jovem e apaixonado, após algum tempo de histórias e aventuras os dois se separam e sua amada vai para a Inglaterra. Em busca de seu grande amor, Bilal tenta de todas as formas reencontrá-la, viajando e vivendo perigos. Quando chega ao Norte da França, apenas o Canal da Mancha os separa – o mais movimentado do mundo, então ele decide atravessar a nado. É então que começam os treinos na piscina local. Lá conhece Simon, o nadador-salvador, que lhe ensina o nado crawl depois de o jovem lhe confidenciar o seu plano.

 2. A Onda (2015) – Direção: Roar Uthaug

Localizado na Noruega, o fiorde de Geiranger é um dos pontos turísticos mais espetaculares da região, mas também é um local propício para cataclismas. Após anos no centro de alerta do local, o geólogo Kristian (Kristoffer Joner) sente que alguma coisa não está normal. Os substratos estão mudando. Em plena alta temporada turística, uma onda gigante atinge o local, colocando a montanha abaixo e dando apenas dez minutos para que as pessoas consigam chegar a um terreno elevado.

3. Tocando o Vazio (2003) – Direção: Kevin Macdonald

O filme conta a história dos alpinistas Joe Simpson e Simon Yates, que em 1985 escalaram a Siula Grande, montanha nos Andes peruanos. Na aventura, Joe caiu e quebrou a perna – ficando pendurado por uma corda a 300 metros de altura. Sem poder trazê-lo de volta e achando que o amigo estava morto, Simon tomou a decisão de cortar a corda e descer a montanha. Somente depois Simon descobriu que Joe sobreviveu.

4. O Escocês Voador (2006) – Direção: Douglas Mackinnon

O proprietário de uma loja de bicicletas, Graeme Obree, famoso por ganhar competições de ciclismo, fica mentalmente incapacitado e sem patrocínio. Mas ele não desiste e usa uma bicicleta improvisada chamada “Old Faithful”, que ele construiu a partir de uma máquina de lavar velha, para continuar pedalando.

5. Everest (2015) – Direção: Baltasar Kormákur

No ano de 1996, dois grupos de alpinistas liderados por Rob (Jason Clarke) e Scott (Jake Gyllenhaal) se unem na tentativa de escalar o Monte Everest, mas uma grande nevasca coloca a vida de todos em risco. Com a esposa grávida (Keira Knightley), Rob é menos aventureiro que Scott, se preocupando com a segurança dos membros de sua equipe. Ele lutará bastante para tentar proteger a todos.

6. A Travessia (2015) – Direção: Robert Zemeckis

A história real do equilibrista Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), famoso por atravessar as Torres Gêmeas usando apenas um cabo de aço. Mesmo sem ter autorização legal para a arriscada aventura, ele reuniu um grupo de assistentes internacionais e contou com a ajuda de um mentor para bolar o plano, que sofreu diversos obstáculos poder ser finalmente executado. A travessia ocorreu na ilegalidade em 7 de agosto de 1974 e ganhou destaque no mundo inteiro.

 7. 127 Horas (2011) – Direção: Danny Boyle

Baseado na história real de como alpinista Aron Ralston lutou para salvar a própria vida após um acidente. Em maio de 2003, Aron (vivido por James Franco) fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos, quando acabou ficando com seu braço preso em uma fenda. Sua luta pela sobrevivência durou mais de cinco dias (durou 127 horas), foi marcada por memórias e momentos de muita tensão. O longa conquistou seis indicações ao Oscar.

8. Santuário (2011) – Direção: Alister Grierson

O experiente mergulhador Frank McGuire (Richard Roxburgh) já tinha explorado as cavernas do South Pacific Esa anteriormente, mas uma tempestade tropical forçou que ele e sua equipe, que inclui seu filho Josh (Rhys Wakefield) e o economista Carl (Ioan Gruffudd), alterasse a rota de saída em direção ao mar, fazendo com que eles fossem mais fundo por dentro de um labirinto de cavernas subaquáticas para sobreviver. Mas eles não têm muito tempo e a dúvida é saber se conseguirão sobreviver para contar esta história.

9. Into the Wild (2008) – Direção: Sean Penn

Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.

10. Wild (2014) – Direção: Jean-Marc Vallée

Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de heroína, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) decide mudar e investir em uma nova vida junto à natureza selvagem. Para tanto, ela se aventura em uma trilha de 1100 milhas pela costa do oceano Pacífico.

11.

Last modified: dezembro 8, 2017

Gabriel Gameiro
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.