Foto: Pixabay

“Velejar é paixão e esporte para todos”, conta jovem atleta

Arquivo/ Vela

Lexus em ação Foto: Christina Volpe/Webventure Lexus em ação Foto: Christina Volpe/Webventure

Jovem, sonhador e cheio de planos para o futuro, essa é uma boa forma de definir Adonis Espejo, um dos tripulantes do barco Lexus que participou da 44ª Semana de Vela de Ilhabela, finalizada no último sábado na famosa Capital da Vela.

Participando pela sétima vez da Semana, quarto ano no Lexus, Adonis tem apenas 23 anos e junto com um sócio possui uma empresa de material esportivo que, inclusive, produz algumas peças para veleiros. “O esporte entrou na minha vida de surpresa, em uma fase que tinha mudado de São Paulo para Santos e não teve jeito, foi paixão à primeira vista aos 13 anos”.

Adonis, um dos tripulantes do barco Foto: Divulgação Semana de Vela Adonis, um dos tripulantes do barco Foto: Divulgação Semana de Vela

Foi um antigo projeto do Governo do Estado que o fez começar na área. O Navega São Paulo atendia pessoas da rede municipal de ensino gratuitamente. “Poucos anos depois de começar fui chamado para velejar no Lexus, que tornou-se um verdadeiro barco escola. Não esperava entrar em uma equipe tão focada em buscar performance. Agora já estamos juntos há algum tempo e a equipe é bem unida. Fazemos sempre regatas em Santos, onde o barco e a maioria dos tripulantes fica”.

A equipe do Lexus é formada por 11 pessoas, mas comporta até 13 velejadores, cada um com sua função. Adonis trabalha no “meio de campo”, é responsável pela trimagem das bujas e pelo balão. “Aproveitamos campeonatos regionais para treinar e regatas de fim de semana. Estamos sempre conversando sobre calendário, mas o principal encontro é a Semana de Vela mesmo, o barco já vem participando desde o primeiro ano de fabricação, bate carteira aqui”, conta.

Apesar de não ser um esporte tão acessível e divulgado por veículos esportivos, é possível começar à partir de cursos particulares e buscar mais informações na internet. O jovem velejador concilia seu trabalho com a paixão e considera a vela como um vício. “Um sonho é me destacar em alguma classe individual, indo ainda mais longe, quem sabe um atleta olímpico?”.

Toda a equipe do Lexus que participou da Semana de Vela Foto: Divulgação Semana de Vela Toda a equipe do Lexus que participou da Semana de Vela Foto: Divulgação Semana de Vela

E finaliza com o verdadeiro espírito do esporte: “o objetivo é participar sempre, mas lembrando que todos somos uma família só, apenas divididas em barcos e equipes, com a única intenção de sempre estar na água se divertindo”.

Este texto foi escrito por: Christina Volpe

Last modified: julho 18, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo